IAT ampliará áreas para motorhomes em Ponta Grossa, Prudentópolis e Guarapuava
Espaço exclusivo para os veículos-residências será instalado nos parques Salto São João, Salto São Francisco da Esperança, Vila Velha, entre outros durante o primeiro semestre de 2026
Publicado: 12/11/2025, 15:39

O Instituto Água e Terra (IAT) vai confirmar durante Expo Motorhome 2025, a maior feira do setor do campismo e caravanismo na América do Sul, a expansão das áreas reservadas para motorhome em Unidades de Conservação (UCs) do Paraná.
O espaço exclusivo para os veículos-residências será instalado nos parques Rio Guarani (Três Barras do Paraná), Lago Azul (Campo Mourão e Luiziana), Vila Rica do Espírito Santo (Fênix), Salto São João (Prudentópolis), Salto São Francisco da Esperança (Guarapuava, Prudentópolis e Turvo), Vila Velha (Ponta Grossa), Monge (Lapa), Campinhos (Cerro Azul e Tunas do Paraná) e Palmito (Paranaguá) durante o primeiro semestre de 2026.
Atualmente existem pontos para pernoite de motorhome apenas nos parques Guartelá (Tibagi), São Camilo (Palotina) e Mata São Francisco (Cornélio Procópio e Santa Mariana). As áreas contarão com pontos individuais de energia elétrica e de água, garantindo conforto e segurança aos visitantes. A Expo Motorhome começa nesta quarta-feira (12), no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e vai até domingo (16). Os ingressos custam a partir de R$ 40.
“São melhorias que promovem a qualificação da visitação, impulsionando e utilizando o turismo como instrumento para conservação. O resultado dessa experiência é o aumento de efeitos positivos na população local e nos destinos visitados”, disse o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.
De acordo ele, a expansão integra o planejamento de turismo sustentável do Estado, promovendo o equilíbrio entre uso público, conservação ambiental e desenvolvimento regional. A iniciativa, ressalta o diretor, amplia o acesso responsável às áreas naturais, fomenta o ecoturismo e o campismo, descentraliza o fluxo de visitantes, estimula a educação ambiental e gera renda para comunidades locais.
“O turismo de motorhome ainda é recente no Brasil, mas as Unidades de Conservação que já receberam a estrutura comprovam que há demanda. Desta forma, ao fortalecer a infraestrutura e valorizar novas rotas turísticas, o Paraná se consolida como referência nacional em turismo consciente e de contato direto com a natureza”, afirmou Andreguetto.
Com informações: AEN.





















