Castro apresenta 'Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional' | aRede
PUBLICIDADE

Castro apresenta 'Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional'

Plano determina diretrizes para políticas públicas que garantem direito à alimentação adequada e saudável, como o Feira Mais e a merenda escolar, entre outros

Castro reafirma seu compromisso com a dignidade humana, o combate à fome e à insegurança alimentar
Castro reafirma seu compromisso com a dignidade humana, o combate à fome e à insegurança alimentar -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Castro realiza a Audiência Pública do 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan) que rege ações para o período de 2026 a 2029. O encontro será nesta quinta-feira (06), das 9 às 11 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e é aberto a toda a comunidade.

O evento marca um momento importante de diálogo entre o poder público e a sociedade civil, com a apresentação das diretrizes, metas e ações que irão nortear as políticas municipais voltadas à promoção do direito à alimentação adequada e saudável.

A audiência é promovida pela Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), que integra representantes da Prefeitura e da sociedade civil, e com a Câmara Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que reúne representantes das secretarias de Agricultura, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Assistência Social.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Reinaldo Cardoso Filho, o trabalho conjunto das secretarias e da comunidade é essencial para garantir a efetividade das ações. “Todas essas secretarias têm ações voltadas para a segurança alimentar, desde programas como o Feira Mais, benefícios da Assistência Social até a nutrição escolar. Todos trabalham juntos a partir de um plano que orienta a gestão com programas e metas a serem atingidos. Isso será apresentado à comunidade, que poderá participar e opinar”, destaca.

A presidente do Comsea, Inajara Van Engelenhoven, reforça que a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional é um compromisso fundamental do Município. “Em 2017, Castro foi o primeiro município da Regional de Ponta Grossa a assumir o compromisso com a criação e implantação da Política Pública de Segurança Alimentar e Nutricional. O novo plano é fruto de um processo participativo e intersetorial, que mobilizou diferentes secretarias e entidades, e representa um instrumento estratégico de planejamento e gestão das políticas públicas voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada”, afirma.

O II Plamsan leva em consideração as propostas da III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em 2023, e propõe ações articuladas que visam fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), ampliar o acesso a alimentos saudáveis, valorizar a agricultura familiar e promover a educação alimentar e nutricional, entre outras metas prioritárias.

“Castro, com sua forte vocação agropecuária e agroindustrial, reúne condições favoráveis para a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis”, indica Reinaldinho. O desafio, segundo ele, é garantir que esses alimentos cheguem de forma justa e equitativa a todas as famílias, especialmente às mais vulneráveis.

Com o novo plano, Castro reafirma seu compromisso com a dignidade humana, o combate à fome e à insegurança alimentar, e a construção de uma cidade mais justa, solidária e saudável para todos os cidadãos e cidadãs.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right