Prudentópolis requer a inclusão na gestão compartilhada 'Salto São Francisco da Esperança' | aRede
PUBLICIDADE

Prudentópolis requer a inclusão na gestão compartilhada 'Salto São Francisco da Esperança'

A Administração Municipal afirma que o parque está localizado na tríplice fronteira entre Prudentópolis, Turvo e Guarapuava

O Salto São Francisco é a maior cachoeira do Sul do Brasil e a quinta maior do país
O Salto São Francisco é a maior cachoeira do Sul do Brasil e a quinta maior do país -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Considerando a recente notícia veiculada na imprensa e no site do Instituto Água e Terra, informando que o Parque Estadual São Francisco da Esperança passará a ter gestão compartilhada entre o Governo do Estado do Paraná e o Município de Guarapuava, o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski, imediatamente encaminhou ofícios ao IAT e à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, requerendo a inclusão dos municípios de Prudentópolis e Turvo nessa gestão, tendo em vista que o parque está localizado na tríplice fronteira entre Prudentópolis, Turvo e Guarapuava.

Historicamente, o Salto São Francisco é reconhecido como parte do território prudentopolitano. Registros em livros de história apontam essa condição há mais de cem anos, assim como fatos concretos, como a antiga escola municipal de Prudentópolis, localizada a mais de um quilômetro do Salto no sentido de Guarapuava, que funcionou por décadas atendendo moradores da região.

Entretanto, uma nova interpretação de limites territoriais feita pelo extinto Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) em meados de 2006 redefiniu a divisa, estabelecendo ali a convergência das fronteiras entre Prudentópolis, Guarapuava e Turvo.

Para o prefeito Adelmo Klosowski, é indispensável que Prudentópolis faça parte da gestão compartilhada do Parque Estadual São Francisco da Esperança, considerando a vocação turística do município, reconhecido como a “Terra das Cachoeiras Gigantes”, onde o Salto São Francisco é o maior símbolo natural.

Além disso, Prudentópolis, em parceria com o Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está executando o projeto de pavimentação asfáltica de aproximadamente 25 km da estrada rural que dá acesso ao Salto São Francisco, dentro do programa “Caminhos da Integração”. Essa obra, de grande investimento, criará uma rota alternativa à BR-277 (Serra da Esperança) entre Prudentópolis e Guarapuava, agregando valor turístico e oferecendo uma nova experiência de deslocamento pela beleza cênica da região.

Prudentópolis também possui experiência comprovada em gestão compartilhada de atrativos naturais em parceria com o Estado, como demonstra o Monumento Natural Salto São João, hoje uma referência de turismo sustentável e bem estruturado; e na gestão compartilhada com outros municípios como no projeto de exploração desenvolvimento em parceria com Guamiranga no Salto Barão do Rio Branco.

Diante desse contexto, o município defende que sua inclusão na gestão do Parque Estadual São Francisco da Esperança é fundamental para garantir uma administração equilibrada, que valorize o turismo, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região, em igualdade de condições com Guarapuava e Turvo.

RELEMBRE - O Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura Municipal de Guarapuava anunciaram um acordo para firmar a gestão compartilhada do Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança. A novidade foi compartilhada nessa quinta-feira (02), em visita do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, ao prefeito Denilson Baitala (PL) e sua vice Rosângela Virmond (PSD).

"O Salto São Francisco, com seus imponentes 196 metros de altura, é a maior cachoeira do Sul do Brasil e a quinta maior do país. Um espetáculo da natureza, envolto pela Mata Atlântica, que emociona e encanta os paranaenses e visitantes. Estive com alegria em Guarapuava para formalizar um momento histórico: a gestão compartilhada entre o Governo do Paraná e a Prefeitura Municipal do Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança", destaca Greca.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right