Complexo Histórico-Cultural de Castro passa por restauração
As primeiras intervenções, contemplam o restauro da Casa de Sinhara e a reestruturação do Espaço Cultural Vicente Machado
Publicado: 13/08/2025, 18:04

A Prefeitura Municipal de Castro, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, tem se dedicado de forma contínua ao processo de revitalização dos espaços que compõem o Complexo Histórico-Cultural Judith Carneiro de Mello.
As primeiras intervenções, contemplam o restauro da Casa de Sinhara e a reestruturação do Espaço Cultural Vicente Machado.
O trabalho na Casa de Sinhara é minucioso e segue rigorosos padrões de preservação e reconstituição, respeitando integralmente as técnicas construtivas originais, como a taipa que requer diagnóstico e planejamento da superfície, reparação e proteção, tornando-se um processo moroso. Enquanto as obras prosseguem, seu acervo encontra-se temporariamente exposto na Casa Mariinha, permitindo que o público continue tendo acesso à parte importante da história local.
No Espaço Cultural Vicente Machado, situado no Setor Histórico da cidade, a primeira etapa envolveu a remoção de árvores exóticas e invasoras, seguida de lavagem e lixamento das superfícies das paredes e muros. Essas ações preparam o prédio para receber a nova pintura, preservando e valorizando sua arquitetura histórica.
O Museu do Tropeiro, por sua vez, passa por um processo de pintura interna e externa, com aplicação de tinta à base de cal para preservar suas características originais. As esquadrias de madeira estão sendo reestruturadas e receberão acabamento com tinta esmalte. O telhado passará por lavagem e impermeabilização, garantindo maior proteção e durabilidade. O projeto foi viabilizado com recursos do Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc de 2024. “A gestão está valorizando e revigorando o patrimônio histórico, fortalecendo a educação patrimonial do cidadão castrense e impulsionando o turismo cultural”, destaca Amélia Podolan Flügel.
Com informações da assessoria de imprensa.