Indústria dos Campos Gerais emprega mais de 76 mil trabalhadores | aRede
PUBLICIDADE

Indústria dos Campos Gerais emprega mais de 76 mil trabalhadores

PIB industrial da região cresceu 172% em dez anos, valor acima da média estadual, de 110%

A indústria da região responde por 72% do PIB industrial total dos Campos Gerais
A indústria da região responde por 72% do PIB industrial total dos Campos Gerais -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Cerca de 200 lideranças de Ponta Grossa e região participaram, nesta sexta-feira (28), do evento de lançamento do Fórum Permanente Regional da Indústria. O encontro, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), fechou o ciclo de implantação dos Fóruns no interior do Estado, iniciativa que tem o objetivo de debater as prioridades para o desenvolvimento industrial das diferentes regiões e contribuir para a construção de uma política industrial para o Paraná. Durante o encontro, os participantes indicaram as áreas de empregabilidade, infraestrutura, ensino profissionalizante e inovação como prioritárias. Na ocasião, também foi instalado o Conselho Regional da Fiep, que vai ampliar a representatividade da entidade na região.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, destacou a importância da aproximação da entidade com o setor industrial de todo o Estado. “O Paraná é a quarta força industrial do país, mas ainda temos um caminho enorme de crescimento. Por isso, é fundamental ouvir o interior e aproximar a Federação de fato da indústria que está mais distante da capital”, disse.

GALERIA DE FOTOS

  • Lideranças da região estiveram no evento.
    Lideranças da região estiveram no evento.
  • Lideranças da região estiveram no evento.
    Lideranças da região estiveram no evento.
  • Lideranças da região estiveram no evento.
    Lideranças da região estiveram no evento.
  • Lideranças da região estiveram no evento.
    Lideranças da região estiveram no evento.
  • Lideranças da região estiveram no evento.
    Lideranças da região estiveram no evento.
  • Lideranças da região estiveram no evento.
    Lideranças da região estiveram no evento.
  • Lideranças da região estiveram no evento.
    Lideranças da região estiveram no evento.
  • Lideranças da região estiveram no evento.
    Lideranças da região estiveram no evento.
  

Ele ressaltou, ainda, que os Fóruns Regionais também têm o objetivo de sensibilizar os gestores públicos e as comunidades locais sobre a necessidade de ações em prol do desenvolvimento da indústria. “Queremos, com os prefeitos e entidades parceiras, melhorar a percepção das cidades quando elas planejam diretor. Também queremos melhorar a percepção do Estado quando for fazer uma política industrial, percebendo aquilo que potencializa ou não a indústria”, explicou. “A Fiep tem a responsabilidade de representar essa quarta força industrial do país, mas queremos dividir essa responsabilidade com as regiões”, completou.

PERFIL - Na ocasião, foi apresentado um perfil da indústria da região Centro-Oriental do Estado – área que integra a macrorregião dos Campos Gerais e tem os municípios de Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Ortigueira, Castro, Jaguariaíva e Carambeí entre os mais industrializados. Empregando mais de 76 mil trabalhadores, a indústria da região responde por 72% do PIB industrial total da regional Campos Gerais da Fiep, composta por três macrorregiões.

Além disso, em termos de crescimento do PIB industrial, entre 2011 e 2021 a região demonstrou uma evolução superior à de outras localidades, com aumento de 172%, acima da média estadual, que ficou em 110%. Quanto aos setores que mais geram postos de trabalho na indústria da região, destacam-se os de fabricação de papel (10%), desdobramento de madeira (8%), construção de edifícios (5%) e abate de suínos, aves e outros pequenos animais (3%).

PRIORIDADES - Durante o evento de lançamento do Fórum Regional em Ponta Grossa, os participantes votaram em quais temas consideram mais relevantes para o desenvolvimento industrial da região. Empregabilidade, infraestrutura, ensino profissionalizante e inovação foram as áreas mais apontadas. A partir dos próximos meses, a Fiep realizará oficinas temáticas para aprofundar as necessidades em relação a esses e outros assuntos que impactam na atividade industrial regional.

Os participantes também votaram em quais aspectos consideram mais relevantes para serem aprimorados em âmbito municipal para a indústria poder se desenvolver adequadamente. As três áreas mais indicadas foram:  incentivos fiscais, planos de atração de investimentos e criação de parques industriais.

CONSELHO - No evento desta sexta, a Fiep também empossou os integrantes do Conselho Regional da Federação na região Centro Oriental. O grupo, que será coordenado pelo industrial Darcy Miara Júnior, terá a responsabilidade de liderar os debates sobre as demandas da região, aumentando a representatividade da entidade junto à indústria local. “Agradeço ao presidente pela confiança e aos conselheiros por aceitarem essa incumbência”, disse o coordenador. “Vamos trabalhar da melhor forma possível para unir a Fiep e a indústria da região”, acrescentou.

Também foram nomeados como conselheiros da Fiep na região os industriais Eneias Melchert, Jan Petter, José Luiz Meira, Orceli Alves Martins e Rangel Hornung.

PARCERIAS - Na região, o evento conta com os apoios do Sebrae/PR; da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais dos Campos Gerais (Cacecam); da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG); e do governo do Estado, por meio das secretarias da Indústria, Comércio e Serviços, do Planejamento e do Trabalho, Qualificação e Renda.

O evento de lançamento teve uma palestra do secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros. Entre outras autoridades, também estiveram presentes a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt; o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Pinto; os deputados estaduais Mabel Canto e Marcelo Rangel; o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto; o diretor técnico do Sebrae/PR, Cesar Rissete; e o vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Leornado Puppi Bernardi.

Também participaram do encontro lideranças industriais, incluindo o vice-presidente da Fiep Paulo Roberto Pupo e José Alberto Pereira Ribeiro, além do diretor da entidade, Enéias Melchert.

REGIÕES - Além de Ponta Grossa, as cidades de Londrina, no Norte,  Maringá, no Noroeste, Francisco Beltrão, no Sudoeste, Cascavel, no Oeste, Irati, no Centro-Sul, e Guarapuava, no Centro, já receberam o lançamento dos Fóruns Permanentes Regionais da Indústria. No próximo dia 9 de julho, será a vez de Curitiba, abrangendo a região metropolitana da capital e o litoral.

Com informações de assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE