Imbituva pede ajuda do Estado para construir hospital | aRede
PUBLICIDADE

Imbituva pede ajuda do Estado para construir hospital

Projeto está aprovado, porém, aguarda recurso financeiro para ser colocado em prática

Sandro Alex esteve com o prefeito Celso Kubaski e o vice Zaqueu Bobato tratando dos assuntos importantes do município
Sandro Alex esteve com o prefeito Celso Kubaski e o vice Zaqueu Bobato tratando dos assuntos importantes do município -

Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O prefeito de Imbituva, nos Campos Gerais, Celso Kubaski, recebeu na última quinta-feira (01), o deputado federal e secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex para uma conversa. O vice-prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato participou da conversa.

Entre os temas em pauta estava a construção do hospital municipal, o qual deverá ser licitado neste ano.

Segundo o prefeito, neste momento o município tem R$ 14 milhões reservados para o hospital, valor que não seria suficiente. Diante disto, ele pediu a ajuda do secretário para interceder junto ao Governo do Estado, Ratinho Júnior, para a liberação de R$ 15 milhões. “O projeto está inteiramente aprovado em todas as instâncias e aguardando apenas uma suplementação do recurso, um convênio com o Governo do Estado para que possamos abrir a licitação. Temos parte do recurso já colocado à disposição para que este projeto saia do papel e consigamos licitar”, explica o prefeito.

Kubaski contou que na oportunidade da reunião o secretário telefonou para o governador. “O deputado ligou para o governador e de viva voz no gabinete, o mesmo assumiu o compromisso de ajudar mais uma vez a população de Imbituva, como sempre tem feito o nosso governador Ratinho Júnior”, conta o prefeito que, nesta semana, deverá se reunir novamente com o deputado e também com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, para finalizar este processo. O projeto prevê maternidade e salas para cirurgias de baixa complexidade. A estimativa é que uma vez as obras sejam iniciadas neste ano, o hospital seja inaugurado dentro de dois anos.

Sandro Alex confirmou a intenção do governador em auxiliar Imbituva, explicando que fez uma chamada para o governador realizando uma reunião online com o prefeito. "O prefeito relatou ao governador que o projeto do hospital está definido, mas com um valor maior e que necessita realmente da mão do governador, do Governo do Estado do Paraná junto na obra e o governador trocou informações com o prefeito, um projeto muito bem feito do prefeito Celso, e disse que o governo não vai faltar não, nós estaremos juntos, e pediu para marcar então nos próximos dias uma reunião técnica, do ponto de vista técnico, verificar se está tudo, digamos assim, licenciado e estes detalhes técnicos para que ele possa então anunciar com o prefeito a construção do sonho de Imbituva, do hospital. Então não será por falta de recurso que a obra não será realizada. Ela já está comprometida com o governador Ratinho Júnior. Então vamos definir os projetos, mas o prefeito já está com o projeto praticamente todo ele aprovado e licenciado. Então a gente está muito otimista”, disse Sandro Alex. Ele lembrou que esteve em Imbituva para acompanhar algumas obras e que nesta semana deverá se iniciar a recuperação do perímetro urbano de uma das principais vias, a PR- 153.

Licitação está prevista para os próximos meses

Imbituva já teve um hospital com todas as especialidades, inclusive com uma maternidade, segundo o prefeito Celso Kubaski, que falou sobre este assunto com o Portal aRede em dezembro de 2023.

Na oportunidade, ele explicou que o hospital foi proposto em campanha e que desde o início dos mandados o trabalho se volta a esta obra. “O projeto inicial seria com a reabertura da estrutura antiga, onde hoje está o pronto atendimento. Mas como não foi possível, por se tratar de um imóvel antigo, sem planta, hidráulica e elétrica, optamos por fazer um hospital novo. Tivemos essa possibilidade já no início de 2022, onde contratamos uma empresa, que não nos entregou o serviço e tivemos de licitar o projeto novo e felizmente uma empresa grande de Londrina foi a vencedora da licitação e já nos entregou o projeto, que está liberado pela Secretaria de Estado de Saúde, Comando do Corpo de Bombeiros e pelo Instituto Água e Terra (IAT)”, contou na época. O hospital será construído no Água Verde. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE