Carambeí rompe acordo com empresa responsável pela coleta de lixo | aRede
PUBLICIDADE

Carambeí rompe acordo com empresa responsável pela coleta de lixo

Prefeita Elisangela Pedroso já garantiu contrato emergencial de 180 dias com nova empresa. Serviços devem ser retomados até sexta-feira (6)

Município afirmou estar em dia com as obrigações financeiras junto à empresa, que comunicou a paralisação por meio de um dos supervisores
Município afirmou estar em dia com as obrigações financeiras junto à empresa, que comunicou a paralisação por meio de um dos supervisores -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Carambeí rompeu nesta quinta-feira (5) o contrato com a empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos na cidade. Em nota oficial publicada nas redes sociais, a gestão explicou que houve o abandono na prestação do serviço. A interrupção da coleta ocorreu durante a tarde de quarta-feira (4), atingindo todas as regiões.

O município afirmou estar em dia com as obrigações financeiras junto à empresa, que comunicou a paralisação por meio de um dos supervisores. Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), lamentou a situação e explicou as soluções que foram tomadas. “Sabemos da complexidade da situação. Já firmamos um contrato emergencial com outra empresa, válido por 180 dias”, disse a gestora. Segundo ela, o serviço deve ser retomado nas próximas horas, até esta sexta-feira (6).

Recado à população

Em comunicado destinado à população, a Prefeitura também emitiu orientações. “Pedimos a compreensão e a colaboração da população em virtude de atrasos no cronograma da coleta de lixo urbano e rural. E, solicitamos que os moradores mantenham as sacolas ou sacos plásticos com lixos bem armazenados e amarrados, a fim de evitar que seiam violados e espalhados pelas vias públicas”, diz um trecho da nota oficial.

O vereador de Carambeí, Paulo Valenga, também se posicionou. “Já estávamos acompanhando há mais de 20 dias o andamento dos serviços por parte da empresa. A população reclamava por vários motivos, onde os serviços não estavam satisfatórios”, lembrou o parlamentar, em publicação nas redes sociais. Segundo ele, o secretário de  Meio Ambiente, Valdemar Bartmeyer, já havia notificado a empresa em momentos anteriores.

Histórico no município

A empresa ‘EcoVerde’, que teve o contrato rompido nesta quinta-feira (5), assumiu a coleta de lixo em Carambeí de maneira oficial no dia 15 de julho de 2022, após ter vencido o processo de licitação. Anteriormente, o serviço era prestado pela empresa ‘Zero Resíduos’, que já havia atuado na cidade entre 2013 e 2020, e foi contratada novamente, de maneira emergencial, no fim de 2021. Ao Portal aRede e Jornal da Manhã, a prefeita Elisangela revelou que o contrato de 180 dias, oficializado nesta quinta-feira (5), foi firmado novamente com a ‘Zero Resíduos’.

Confira a nota na íntegra

"A Prefeitura Municipal de Carambeí por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente comunica o rompimento de contrato com a empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos, haja vista que a mesma abandonou os serviços.

A Administração Municipal esclarece que está em dia com suas obrigações financeiras junto a empresa e, diante do comunicado de um de seus supervisores sobre a paralisação dos serviços, a Prefeitura iniciou hoje 05/01/2023 o processo de contratação de forma emergencial para a execução dos serviços que serão realizados por outra empresa.

Pedimos a compreensão e a colaboração da população em virtude de atrasos no cronograma da coleta de lixo urbano e rural. E, solicitamos que os moradores mantenham as sacolas ou sacos plásticos com lixos bem armazenados e amarrados, afim de evitar que seiam violados e espalhados pelas vias públicas”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE