Arboriza PG distribui mais de 12 mil mudas e arrecada de alimentos
Além da distribuição de mudas de plantas, aconteceram conversas sobre educação ambiental, apresentação de pesquisas científicas e atividades artísticas
Publicado: 27/03/2024, 20:18
Embaixo das tipuanas que embelezam o Colégio Agrícola Augusto Ribas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Caar-UEPG), passaram cerca de 1500 pessoas, na sexta-feira (22). O espaço tinha tudo a ver com o evento: era a 6ª edição do Arboriza PG, organizado pelo Viveiro Florestal da UEPG.
Além da distribuição de mudas de plantas, aconteceram conversas sobre educação ambiental, apresentação de pesquisas científicas e atividades artísticas.
Durante o dia, foram distribuídas mais de 12 mil mudas: cerca de 4 mil mudas de espécies arbóreas (ipê branco, ipê amarelo, grumixama, pitanga, araçá-vermelho, cerejeira do Rio Grande, carandaí, goiaba serrana e araucária); aproximadamente 4 mil mudas de espécies aromáticas, como lavanda, estévia, menta e melissa; e 40 kits de restauração ecológica que somam 4 mil mudas.
Para garantir que o público do Arboriza sai comprometido com a causa, o evento conta com várias atividades de educação ambiental.
Além da produção de mudas e da educação ambiental, o Viveiro Florestal é também espaço para pesquisas científicas. Algumas delas estiveram expostas no Arboriza, como as pesquisas do Laboratório de Biodiversidade da UEPG, que faz parte do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Biodiversidade, da Fundação Araucária. O microscópio, em que era possível ver as bactérias utilizadas em conjunto com plantas, fez sucesso especial dentre as crianças; e as araucárias geneticamente modificadas, dentre os adultos.