Mitos e verdades sobre a amamentação e a prevenção do câncer
Renata Iak, Enfermeira Obstetra e Consultora de Aleitamento Materno da Clínica Parto com Amor responde as 5 principais dúvidas sobre esse tema
Publicado: 09/10/2023, 14:32
1 É verdade que a amamentação pode proteger a mulher do câncer de mama?
Verdade!!! Principalmente se a gestação for antes dos 30 anos de idade. Isso acontece pois o corpo feminino fica menos exposto a determinados hormônios os quais estão ligados a incidência do câncer de mama. Além disso, alguns processos que ocorrem na amamentação promovem a eliminação e renovação de células que poderiam ter lesões no material genético diminuindo assim as chances de câncer de mama na mulher.
2 Paciente com prótese de silicone que amamentam têm o risco aumentado para o câncer de mama?
Mito!!! Não existe associação na literatura científica sobre implantes mamários de silicone e o risco de desenvolvimento subsequente de câncer de mama.
3 Mulheres que já tiveram o diagnóstico de câncer de mama podem amamentar após finalizarem os tratamentos?
Verdade!!! Mulheres que já tiveram câncer de mama podem amamentar caso já tenham terminado o tratamento e não estejam fazendo uso de medicação de controle. Pode haver também diminuição da produção láctea, principalmente na mama afetada, e o uso de galactogogos (medicações que estimulam a produção de leite) é contraindicada. A ideia seria estimular a mama preservada fazendo livre demanda e/ou estimulando a produção com protocolo de ordenha.
4 Amamentar protege a mãe do câncer de mama apenas durante a fase da amamentação?
Mito!!! A amamentação protege a mulher em todos os seus ciclos da vida e não apenas enquanto está na fase de aleitamento.
5 Mulheres que amamentam não podem realizar os exames preventivos anuais como ultrassom das mamas e também mamografia por estarem amamentando?
Mito!!! A mulher pode e deve realizar seus exames anuais preventivos referente a rotina ginecológica, o que solicitam como boas práticas é que a mulher ordenhe as mamas imediatamente antes do exame ou, que amamente seu filho antes do início do exame assim as imagens ficam mais claras para qualquer diagnóstico.
Com informações: Renata Iak.