Estudantes de Ivaí percorrem história e características do dinheiro
Trabalho de educação financeira no quarto ano A da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha teve estudo do sistema monetário e uso consciente dos valores
Publicado: 13/05/2025, 11:18

O quarto ano A da Escola Municipal Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, em Ivaí, da professora Elen Cris Guse Giovanetti, no dia 12 de maio, deram início ao conteúdo sobre o sistema monetário. A docente explica que o trabalho teve ponto de partida com vídeos interativos e explicativos sobre o assunto, leitura das primeiras formas de pagamento no mundo e, finalizando, os alunos, na prática, conhecendo os dinheiros já existentes no Brasil e algumas moedas estrangeiras.
“Estudar a história do dinheiro na educação infantil é uma forma divertida e educativa de ensinar às crianças valores importantes como responsabilidade, cooperação e respeito. Ao conhecer como o dinheiro surgiu e foi evoluindo — desde a troca de objetos (escambo) até o uso de moedas, cédulas e dinheiro digital que realizamos na aula de hoje desde os dinheiros brasileiros mais antigos como reis, cruzados e cruzeiros até o uso de cartões de crédito, débito, pix e cheques — os pequenos começam a entender que ele tem um valor construído”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Nesse ínterim, elenca Elen, os alunos também entenderam o dinheiro a partir do trabalho das pessoas, tomando consciência do ato de trabalhar de seus pais e como esses valores chegam até seus lares, ajudando a formar cidadãos mais conscientes sobre consumo, sustentabilidade e planejamento, entendendo também como ocorre a inflação e o impacto que ela tem em nossas vidas. “Além disso, aprender sobre o dinheiro desde cedo estimula o raciocínio lógico, a matemática e o senso crítico, preparando as crianças para lidar com o mundo de forma mais segura e informada”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha clicando aqui.