Vamos Ler e Brasilcap auxiliam no ‘Dia da Árvore’ em Reserva
Videoaula da parceria sobre os cuidados com o meio ambiente, em decorrência da data comemorativa, contribuiu para importante reflexão dos alunos do quinto ano A da Escola Frei Thomaz
Publicado: 23/09/2024, 11:20
O quinto ano A da Escola Municipal Frei Thomaz, em Reserva, da professora Francieli Saponjos Alexandre, desenvolveu um trabalho sobre o Dia da Árvore com auxílio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Brasilcap sobre como cuidar do meio ambiente. A docente cita que os objetivos foram de conscientizar os alunos sobre a importância de ambos os temas, além de promover práticas de cuidado e preservação ambiental.
“A aula começou com uma breve introdução sobre o Dia da Árvore, destacando sua importância e o papel fundamental das árvores na natureza. Expliquei que elas são essenciais para a produção de oxigênio, a preservação da biodiversidade e a manutenção do clima. Apresentei o poema ‘Dia da Árvore’ para a turma. Após a leitura, fiz algumas perguntas para estimular a reflexão: o que as árvores representam para nós? Quais são as consequências da destruição das florestas? Como podemos cuidar do meio ambiente no nosso dia a dia?”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Francieli destaca que os estudantes participaram ativamente, compartilhando ideias sobre a importância de plantar árvores e a necessidade de proteger a natureza. Finalizaram a aula refletindo sobre o que aprenderam e como cada um pode fazer a diferença em sua casa e na escola. Complementando, a professora pontua que os alunos estavam animados e comprometidos em cuidarem das mudas que plantaram e a compartilhar o que aprenderam com suas famílias.
“Os alunos demonstraram entendimento sobre a importância das árvores e do cuidado com o meio ambiente, participando ativamente das discussões e atividades práticas. A experiência do plantio trouxe uma conexão direta com a natureza, fortalecendo a mensagem da aula. Foi gratificante ver o entusiasmo dos alunos e seu compromisso em preservar a natureza. Espero que essa consciência continue a crescer e que eles se tornem defensores ativos do meio ambiente no futuro”, conclui a docente.