‘Brincadeiras de roda’ diverte alunos em Reserva
Quinto ano A da Escola Evangelina Bittencourt dos Santos, com destaque para ‘Ciranda Cirandinha’, puderam se movimentar na aula de Educação Física
Publicado: 27/08/2024, 12:00
O quinto ano A da Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos, em Reserva, da professora Jucélia Sebastiana da Cruz, desenvolveu um trabalho na disciplina de Educação Física, durante a Semana do Folclore, sobre o resgate de brincadeiras antigas. A docente cita que explicou o que são as músicas folclóricas cantadas em roda, que representam aspectos lúdicos das manifestações socioculturais populares.
“São constituídas de textos simples, repetitivos e ritmados, o que colabora com a aprendizagem por meio da fixação. As letras consistem em textos anônimos que se adaptam e se redefinem ao longo do tempo. Começamos com a ‘Ciranda Cirandinha’, que é uma brincadeira de roda folclórica brasileira. É uma das cantigas mais antigas e é realizada em roda, de mãos dadas, com as crianças a cantarem e a tocarem”, aponta a educadora.
Jucélia cita que, no final da canção, um colega é escolhido para ficar no meio da roda e a brincadeira termina quando todos os participantes estiverem no centro. “Os alunos se interessaram muito por essa brincadeira, visto que muitos deles desconheciam as brincadeiras antigas de roda”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Evangelina Bittencourt dos Santos clicando aqui.