Alunos em Piraí do Sul protagonizam projeto contra a dengue
Videoaula do Vamos Ler em parceria com a Unimed, investigação local sobre focos da doença e conscientização comunitária engajaram combate à doença no quarto ano da Escola Lucília Penteado de Araújo
Publicado: 29/07/2024, 15:20
A videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Unimed Ponta Grossa sobre o combate contra a dengue, contribuiu para um amplo projeto acerca da temática no quarto ano da Escola Municipal Lucília Penteado de Araújo. Segundo o professor Alcione José Alves Bueno, o trabalho surgiu a partir dos próprios estudantes, ocorrendo entre abril e junho de 2024.
“Estudando o ciclo da água, formas de manutenção da água, questões de saúde, gestão de resíduos sólidos e transmissão de doenças, os estudantes questionaram: ‘professor, em frente à escola tem o cemitério e lá é cheio de vasos de plantas. Alguém cuida de lá para que não fique água parada?’. A cidade, na época, tinha muitos casos de dengue. Então, eles fizeram essa relação entre a comunidade que faz parte do entorno escolar e o conteúdo. Importante frisar que a escola fica em frente ao cemitério municipal, por isso essa indagação”, aponta o educador.
GALERIA DE FOTOS
O docente cita que, nas aulas seguintes, aprofundaram-se mais no conteúdo sobre a dengue, transmissão, características, prevenção, entre outros e, para contextualizar, utilizaram a videoaula do Vamos Ler e Unimed PG. O projeto foi trabalhado de modo interdisciplinar, contando com Ciências (água e saúde pública), Geografia (georreferenciação com Google Maps, êxodo rural e etc.), História (outras doenças da humanidade, como a peste-negra), Matemática (nesse momento trabalhávamos figuras geométricas, então, a partir do Maps, dividimos o local a partir de suas formas), e Língua Portuguesa (produção textual).
“Realizamos a aula de campo no cemitério municipal e, além de autorização dos pais, os estudantes utilizaram repelente, protetor solar, bonés e luvas. Lá, os estudantes puderam verificar vários pontos que podem ser criadouros. A experiência foi enriquecedora e proporcionou um aprendizado prático sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Entenderam a importância de cada um fazer sua parte e se comprometeram a aplicar o conhecimento adquirido em suas casas e comunidades, verificando regularmente se há água parada e eliminando possíveis criadouros”, complementa Alcione.
O professor conclui seu relato ao afirmar que, na aula seguinte, ele e seus alunos levaram à escola materiais recicláveis, que foram utilizados para produzir modelos de mosquito da dengue. “Nesse dia finalizamos o projeto com uma produção textual sobre o percurso percorrido e sobre as percepções dos alunos e aprendizagens desenvolvidas”, conclui o educador.
Acesse o blog escolar da Escola Lucília Penteado de Araújo clicando aqui.