Alunos realizam ações de conscientização no trânsito em PG
Envolvendo estudos teóricos, reflexões e uma visita especial, os quintos anos da Escola Armida Frare puderam solidificar importantes aprendizados
Publicado: 04/07/2024, 08:00
Os alunos dos quintos anos A e B da Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia, coordenados pelas professoras Cristina Ferreira Bach e Luciane Aparecida Barreto, desenvolveram um projeto que teve como tema principal o trânsito. Segundo a professora Cristina, o objetivo foi sensibilizar estudantes e familiares sobre a importância de atitudes corretas no trânsito para preservar vidas, seja como pedestres, passageiros ou condutores de veículos.
“O trabalho teve início com a representação do trajeto de casa até a escola, onde os alunos ilustraram detalhes do que observam neste caminho, seguido da explanação individual sobre suas percepções. Em seguida, houve uma roda de conversa sobre o trânsito nesses diferentes locais de vivência, elencando pontos positivos e negativos em relação às atitudes das pessoas nas calçadas e vias”, explicou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Em parceria com a Escola Prática Educativa de Trânsito, o assunto foi aprofundado com a cartilha “Aprendendo e... Vivendo!”, que destacou conteúdos relativos à educação e à segurança no trânsito, como leis, sinalização, além de histórias em quadrinhos e atividades variadas. Para enriquecer a proposta, foi programada uma visitação à Escola Prática Educativa de Trânsito, que teve planejamento cooperativo produzido em sala de aula.
No local, os estudantes vivenciaram o trânsito com uma palestra e um percurso em uma mini malha viária, envolvendo sinalizações, passeio de quadriciclos, passarelas, travessia elevada e regras, tudo orientado por um professor e um policial do local. “Todos receberam certificação e carteira de pedestre. Foi um momento de muito aprendizado e diversão para todos os alunos”, contou a docente.
De volta à escola, os alunos escreveram um relatório sobre a visita e compartilharam suas experiências. O tema trânsito também foi contemplado numa parceria entre a escola e uma empresa do bairro. Cristina relatou que a promoção teve o objetivo de fazer com que alunos e a comunidade escolar também debatessem o assunto e se tornassem multiplicadores de boas ações no trânsito. “Os alunos produziram textos sobre o tema e participaram de um concurso que premiou com bicicletas as melhores produções”, completou.
Por fim, a educadora destacou que, diante de tantos momentos em que o trânsito foi elencado, percebe-se que os objetivos propostos no início do trabalho foram atingidos. “Foi possível observar a riqueza de conhecimento sobre o assunto nos textos produzidos, bem como a opinião dos alunos nos debates promovidos”, afirmou a professora.