‘Casamento Caipira’ movimenta turma em Rebouças
Tradição da festa junina e na Escola Erasmo Pilotto teve grande destaque junto aos alunos do quinto ano A
Publicado: 26/06/2024, 13:20
O quinto ano A da Escola Municipal Erasmo Pilotto, em Rebouças, da professora Márcia Stadler, desenvolveu um projeto denominado ‘Casamento Caipira’. A docente explica que o trabalho veio em decorrência das festas juninas, marcos culturais celebrados ao longo do mês de junho, em homenagem aos santos São João e Santo Antônio, em 13 de junho, e São Pedro, em 29 de junho, fazendo parte do calendário da Igreja Católica.
“A festa junina escolar é uma oportunidade de aprendizado prático e lúdico, onde os estudantes podem conhecer mais sobre a cultura brasileira, manuais na criação de participar ativamente da organização do evento, desenvolver habilidades manuais na criação das decorações e, claro, se divertir. O casamento caipira, ou casamento da roça, é uma brincadeira e uma sátira dos matrimônios tradicionais, é uma parte essencial da festa junina, uma homenagem animada ao Santo Antônio, o santo casamenteiro”, aponta a educadora.
“Na festa da nossa, o casamento caipira é uma das principais atrações, onde normalmente a noiva fica grávida e o pai força o casamento com seu ‘malfeitor’, este sempre chegado bêbado no momento da cerimônia, depois tenta fugir. Os convidados carregam bastante o sotaque interiorano”, conclui Márcia.
Acesse o blog escolar da Escola Erasmo Pilotto clicando aqui.