Vamos Ler e Brasilcap destacam meio ambiente em Ortigueira
Videoaula da parceria sobre sustentabilidade foi base para amplo trabalho, estudo e entrevistas no quarto ano A da Escola do Campo Libertação Camponesa
Publicado: 17/06/2024, 16:40
O quarto ano A da Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa, em Ortigueira, da professora Solange da Silva, desenvolveu um trabalho sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, com destaque à sustentabilidade. Para realizar atividades do gênero, a turma assistiu à videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Brasilcap sobre a importância das questões sustentáveis, o que despertou interesse dos alunos no assunto.
“Então, assistimos mais alguns vídeos. O Dia do Meio Ambiente é uma celebração criada pela ONU em 1972 para conscientizar as pessoas da importância da preservação do meio ambiente e discutir formas de reduzir a degradação e consumo dos recursos naturais. Esse dia foi criado para mudar a maneira de tratar questões ambientais ao redor do mundo, refletir sobre os impactos negativos da humanidade no ecossistema”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
A docente elenca que houve discussão sobre lixões ao ar livre, onde as pessoas tiram a sobrevivência deste lugar, além de que, apesar de falar sobre como diminuir a incidência lixo, ainda, sim, a produção de resíduos é extremamente grande. Solange também cita que, por todas as ações que temos, gera uma reação, os estudantes compreenderam que é necessário cuidar da nossa casa, o planeta Terra.
“Os alunos ficaram surpresos quando ficaram sabendo da sacola ecológica, que representa o peso total dos recursos naturais necessários para que um objeto cumpra seu ciclo de vida, ou seja, para ser criado, empacotado, transportado, usado e descartado”, aponta a professora.
Entre os exemplos estavam a escova de dente, com 1,5 quilo, celular (sete quilos), cafeteira (285 quilos), notebook (1,5 tonelada), carro (15 toneladas). “Também foram trabalhadas atividades impressas, construção de cartazes para conscientizar os demais e, então, as entrevistas”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Libertação Camponesa clicando aqui.