Educação financeira é pauta de estudos em turma de PG
Participando de um projeto especial e realizando dinâmicas práticas, o quinto ano da Escola Protázio Scheifer pode se aprofundar no assunto e construir importantes aprendizados
Publicado: 17/06/2024, 08:00
Os alunos do quinto ano da Escola Municipal Protázio Scheifer, orientados pela professora Vanessa Lima, estão aprendendo sobre finanças de uma forma criativa e interativa, através do projeto “Sonhos no Alcance das Mãos”. Segundo a docente, o projeto visa ensinar princípios básicos de educação financeira e é introduzido por uma sondagem sobre o que é necessário para a realização de sonhos.
“A sequência didática se apoia em três elementos encadeadores: leitura de reportagem que introduz a temática da articulação entre sonho, poupança e planejamento; atividades em equipe que introduzem, por meio de situações-problema, reflexões sobre três componentes que contribuem para uma educação financeira: orçamento, poupança e uso do crédito; e leitura de artigos que apresentam sínteses sobre esses três componentes em uma relação articulada com as atividades lúdicas”, explicou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Vanessa também relatou que o ponto de partida do trabalho foi uma reportagem que apresenta a história de uma criança, com idade próxima à dos estudantes do quinto ano, que narra sua experiência com aprendizagens de educação financeira, apresentando dicas para a realização de sonhos.
“Preparar os alunos para os desafios do mundo real é a proposta da atividade. Não se trata apenas de entender como o dinheiro funciona, mas de capacitar os jovens a tomar decisões responsáveis e inteligentes que afetarão todos os aspectos de suas vidas. Ao incorporar a educação financeira no currículo escolar, estamos investindo no futuro de nossos alunos, garantindo que eles tenham as ferramentas necessárias para prosperar financeiramente e contribuir para uma sociedade mais forte e saudável”, destacou a professora.
Após ler o texto coletivamente e compreender o papel do orçamento financeiro na realização de sonhos de curto, médio e longo prazos, os alunos produziram uma atividade lúdica chamada “Árvore dos Sonhos”. “Esta foi uma atividade criativa e motivacional que visou incentivar os alunos a expressarem seus desejos, metas e sonhos. A atividade ajuda a desenvolver a autoexpressão, a visualização de objetivos e a colaboração em grupo. O trabalho ficará exposta na sala de aula para os alunos poderem vê-la diariamente. Periodicamente acontecerá a revisão da árvore, incentivando-os a adicionar novos sonhos e refletir sobre os sonhos que já alcançaram”, complementou a docente.