Atividades sobre sustentabilidade engajam turmas em PG
Com a criação de uma horta escolar e a utilização de uma videoaula especial do Vamos Ler e Brasilcap, o quarto e quinto ano da Escola Cláudio Mascarenhas puderam compreender a importância da ação e do conceito de sustentabilidade
Publicado: 17/06/2024, 06:40
Os alunos do quarto e quinto anos da Escola Municipal Prefeito Cláudio Mascarenhas, sob a orientação da professora Tainara Almeida de Camargo, realizaram o plantio de mudas de alface para a horta escolar. Segundo a docente, a atividade teve como objetivo promover a conscientização ambiental e incentivar a alimentação saudável entre os estudantes.
“Anteriormente, a diretora Andréia orientou os alunos a trazerem potes de sorvete para o plantio das alfaces. Ela explicou que o projeto da horta foi pensado para beneficiar os alunos, permitindo que eles mesmos produzissem alimentos saudáveis para o consumo na escola. Além disso, reutilizar os potes de sorvete evitou que esses materiais fossem jogados no lixo, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, explicou a educadora.
Tainara destacou que os educandos de toda a escola colaboraram trazendo os potes solicitados e assim as turmas puderam colocar terra nos potes e, com a chegada das mudas, realizar o plantio das alfaces. “Essa atividade prática reforçou os conceitos de consumo consciente e os 5 Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reaproveitar, e Repensar), que já haviam sido discutidos em sala de aula”, enfatizou a professora.
GALERIA DE FOTOS
Para complementar a atividade, os alunos assistiram à videoaula do projeto Vamos Ler em parceria com a Brasilcap, sobre a importância da sustentabilidade, que abordou a importância de ações econômicas, sociais, culturais e ambientais para a preservação do planeta. “A videoaula destacou a necessidade de cuidar do meio ambiente para as próximas gerações, reforçando o impacto das ações humanas no planeta”, destacou a docente.
Por fim, a educadora ressaltou que proporcionar esses momentos aos alunos faz com que o processo de aprendizado e conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente se torne mais significativo. “As atividades práticas não só reforçam o que é aprendido em sala de aula, mas também incentivam os alunos a aplicar esses conhecimentos em suas casas, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis”, complementou.