Experimentos com misturas ocorrem em turma de Reserva | aRede
PUBLICIDADE

Experimentos com misturas ocorrem em turma de Reserva

Investigação sobre questões homogêneas e heterogêneas, de forma teórica e com muita prática diversificada, despertou o interesse dos alunos do quinto ano da Escola Luiza Almeida Ferreira

Trabalho teve ampla adesão e diferentes abordagens
Trabalho teve ampla adesão e diferentes abordagens -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O quinto ano C da Escola Municipal Luiza Almeida Ferreira, em Reserva, do professor Bruno José, desenvolveu um trabalho sobre misturas. O docente destaca que, ao decorrer da segunda semana de junho, desenvolveram ações com foco nas questões homogêneas e heterogêneas. Inicialmente houve a introdução do assunto, conversação sobre os itens do dia a dia que se alteram conforme adicionados a outros, bem como eles ficavam após serem misturado.

“Posteriormente, fizemos algumas misturas usualmente feitas em casa e uma mistura mais extrema afim de evidenciar as propriedades das misturas. Foram feitas em sala como exemplo: água, sal e açúcar, o soro caseiro, tendo uma mistura homogênea, pois houve dissolução total e todos os ingredientes se uniram; água mais óleo, tendo uma mistura heterogênea, pois não houve dissolução de todos os ingredientes mesmo agitando bastante a mistura; e, areia, água e óleo, tendo uma mistura heterogênea, pois mesmo agitando bastante a mistura, após descansar alguns minutos, os ingredientes se separaram”, relata o educador.

Outro ponto foi um ‘café frio’ com água, pó de café e açúcar que, segundo Bruno, foi mostrar que em determinadas situações a quantidade de ingredientes não é quesito para determinar se a mistura será homogênea ou heterogênea, mesmo ela coada, como foi o café, que transferiu parte da cor e sabor ao processo final. Ao fim da aula, a turma teve como tarefa elaborar um vídeo mostrando as misturas presentes nas suas casas e dizer se ela era homogênea ou heterogênea.

“Concluído essa aula, todos os alunos conseguiram assimilar com grande facilidade os resultados homogêneos e heterogêneos, e diversos deles conseguiram permear sozinhos o caminho para a sequência desta aula: transformações (reversíveis e não reversíveis), e transformações através de exposições a diferentes condições. Vale ressaltar que toda atividade tem como foco a aprendizagem dos alunos e, quando colocamos eles como condutores dos experimentos, a certeza da fixação de conteúdo e de que eles irão adquirir ainda mais apreço pela escola é a garantia do sucesso educacional que almejamos”, complementa o professor.

Acesse o blog escolar da Escola Luiza Almeida Ferreira clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE