Alunos do Integração se mobilizam em ação solidária
Estudando a temática de valores e atitudes, o terceiro ano do Colégio Integração pôs em prática os estudos feitos em sala ao realizaram uma campanha de arrecadação para as vítimas das tragédias climáticas no Rio Grande do Sul
Publicado: 06/06/2024, 09:20
Os alunos do terceiro ano do ensino fundamental I do Colégio Integração, sob a orientação da professora Elena Maria Dombrovski e da coordenadora Amanda Weridyana Uller, transformaram o conteúdo programático em uma boa ação. Segundo a docente, em uma das aulas, a turma abordou o tema "Valores e Atitudes", com o objetivo de compreender, por meio de vivências cotidianas, aspectos essenciais para a convivência harmoniosa.
“Iniciamos revendo os conceitos de persistência, entendendo que é o ato de não desistir facilmente, e solidariedade, que é o ato de bondade e compreensão com o próximo, ajudando a solucionar ou amenizar problemas. Reflexões sobre esses conceitos nos levaram a discutir a tragédia recente no Rio Grande do Sul, onde muitas famílias perderam tudo devido a desastres naturais”, explicou a professora.
GALERIA DE FOTOS
Os alunos relataram o que viram nos jornais e na internet sobre a tragédia, e, com base nisso, colocaram em prática o aprendizado anterior em uma campanha destinada às crianças afetadas pelo desastre. “A turma, junto com seus familiares, cumpriu metas diárias de doações durante uma semana: na segunda-feira, arrecadamos garrafinhas de água; na terça-feira, brinquedos; na quarta-feira, doces; na quinta-feira, lenços umedecidos; e na sexta-feira, materiais escolares”, contou Elena.
A educadora ainda enfatizou que a participação foi tão grande que arrecadaram mais do que esperavam. Para engajar ainda mais o projeto, os educandos escreveram cartinhas de carinho e apoio, destacando a importância da persistência. “Na sexta-feira, os alunos voluntariamente embalaram os produtos arrecadados e montaram kits para enviar, substituindo o tempo de brincadeira por essa atividade”, relatou a docente.
Elena destacou que a experiência foi incrível e emocionante para todos os envolvidos. “Além de reforçar os valores de persistência e solidariedade aprendidos em sala de aula, mostrou a importância de se engajar em ações comunitárias, promovendo o bem-estar coletivo e fortalecendo a empatia entre os alunos. Foi uma experiência enriquecedora e transformadora para todos, contribuindo significativamente para a construção de um ambiente escolar mais solidário e acolhedor”, complementou.