Combate à dengue é tema de amplas ações em classe de PG
Realizando estudos, pesquisas, confecção de materiais pedagógicos e repelentes, peças teatrais e inúmeras atividades práticas, o quinto ano da Escola Kamal Tebcherani realizou a sua parte no enfrentamento à doença
Publicado: 05/06/2024, 09:20
Os alunos do quinto ano B da Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani, orientados pela professora Cristiane Martins Hilgemberg, desenvolveram um projeto de combate à dengue. Segundo a docente, o objetivo foi conscientizar a comunidade escolar sobre a prevenção e os cuidados necessários para evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti.
A educadora destacou que a proposta iniciou com a leitura da história "Amanda no país da consciência", que narra a experiência de uma aluna infectada pela dengue e a mobilização de seus colegas para evitar a proliferação do mosquito. “A história despertou o interesse dos alunos e serviu como ponto de partida para uma série de atividades educativas”, comentou.
Em sala de aula, a turma acessou o site de indicadores da dengue, do Governo Federal, onde puderam analisar e visualizar em tempo real os aumentos dos casos no Brasil, no estado do Paraná e no município de Ponta Grossa. “A comparação dos números com o ano anterior teve um grande impacto nos alunos, reforçando a importância do combate à doença”, enfatizou a professora.
GALERIA DE FOTOS
Na sequência, foram produzidos textos, poesias, folders e desenhos sobre a dengue. Além disso, os educandos confeccionaram mosquitos Aedes aegypti de papel, que foram pendurados nos corredores da escola para conscientizar os colegas. “A turma passou em todas as salas explicando o histórico da dengue, sua forma de proliferação, transmissão e tratamento. Eles também falaram sobre repelentes naturais, como a citronela, e confeccionaram repelentes para distribuir nas turmas, além de deixar uma muda de citronela em cada sala para os alunos cuidarem”, contou Cristiane.
Para enriquecer o aprendizado, os alunos do quarto ano A e quinto ano A dramatizaram uma história sobre a dengue no projeto Stop da Leitura. Em outra ação, dessa vez comunitária, os alunos saíram pelas ruas com cartazes e folders, conversando com os moradores sobre os cuidados necessários para manter os quintais livres de criadouros do mosquito.
A semana de combate à dengue foi encerrada com uma apresentação teatral das agentes comunitárias da Unidade de Saúde do bairro. “Elas enfatizaram a importância dos cuidados com o mosquito da dengue através do projeto Saúde na Escola, uma parceria entre a saúde e a educação”, comentou a docente.
Por fim, a professora destacou que o projeto resultou em uma perceptível mudança de comportamento dos alunos, que passaram a relatar os cuidados adotados em suas casas e a fiscalizar as práticas dos vizinhos.