Jogos no cotidiano escolar estimulam ensino em Rebouças
Proposta de trazer opções lúdicas, mas que trazem ensinamentos concretos, com auxílio da família e aplicação em sala de aula ocorreram no quinto ano A da Escola São José
Publicado: 28/05/2024, 12:40
O quinto ano A da Escola Municipal São José, em Rebouças, da professora Vera Lúcia Martins, desenvolveu um trabalho sobre os jogos no cotidiano escolar. A docente explica que ações do gênero, com o lúdico compreendendo também brincadeiras e atividades com brinquedos, proporcionam aos participantes uma bagagem nova de conhecimento, mas de uma maneira prazerosa.
“Os jogos por sua vez envolvem os jogadores, levando-os ao raciocínio lógico e os ajudando nas tomadas de decisões. É necessário enfatizar que o jogo na sala de aula não deve ser considerado uma brincadeira sem importância pedagógica, e sim como algo de suma importância para o desenvolvimento da aprendizagem. Sendo o mesmo fazendo-se necessário para o progresso em todas as disciplinas”, aponta a educadora.
Vera Lucia destaca que realizou com seus alunos um trabalho envolvendo as famílias na confecção de jogos para, posteriormente, utilizá-los em sala de aula. Assim, enviou ao grupo do WhatsApp vídeo de duas iniciativas do gênero para auxiliar nas práticas e, na escola, foram dados dicas como confeccionar.
GALERIA DE FOTOS
“Um dos jogos é similar ao cubo mágico, pois apresenta cores diferentes que devem ser colocadas dentro da sua casinha, mas é um jogo menos desafiador, mas necessita de muita estratégia para resolver o problema. O outro jogo tem muito comando de uma trilha. São jogos muito interessantes e fáceis de confecção”, aponta a professora.
Para complementar, a docente cita que, com os jogos prontos, foi marcado o dia da entrega para 23 de maio. As atividades geraram grande interesse dos alunos, levando-os até a jogarem em casa com os familiares, demonstrando muita vontade de realizar as práticas com os colegas e mostrar seus pontos estratégicos.
“No dia marcado, os alunos escolheram as duplas e mãos à obra. Muitas estratégias e diversão dominaram a criançada. Foi um dia diferente e motivador. Alunos já encontram-se ansiosos para novos desafios envolvendo novos jogos ou brincadeiras”, conclui a educadora.