Vamos Ler e IMM levam importantes aprendizados a turma de PG
Trabalhando a autoestima e a valorização de sua identidade, o quarto ano da Escola Ruth Holzmann realizou uma série de dinâmicas e pode avançar em aprendizados sobre aceitação e autoconhecimento
Publicado: 24/05/2024, 07:20
Os alunos do quarto ano B da Escola Municipal Professora Ruth Holzmann Ribas, orientados pela professora Lucirene de Oliveira Gonçalves, participaram de uma aula especial com o objetivo de valorizar sua identidade, adquirir empatia, resiliência, autoestima e autonomia. Segundo a docente, a aula começou com a apresentação de obras de artistas visuais, como o retrato de Monalisa e autorretratos de Pablo Picasso, Frida Kahlo, Van Gogh e Tarsila do Amaral.
Em seguida, a educadora discutiu com os alunos a importância de se aceitar como são, com defeitos e qualidades, e explicou que cada um faria seu autorretrato. “Antes de começar o desenho, os alunos assistiram a videoaula do projeto Vamos Ler em parceria com Instituto Mundo Melhor, que tratou sobre a inteligência emocional”, comentou Lucirene.
GALERIA DE FOTOS
Após o vídeo, os educandos compartilharam suas experiências e memórias felizes evocadas pela meditação. Em seguida, registraram um texto coletivo no caderno sobre o que entenderam sobre inteligência emocional. A atividade principal foi a criação de um autorretrato, onde cada aluno deveria contar sobre seus sonhos, o que mais gostam de fazer e o que os deixa felizes. “As crianças desenharam com detalhes, incluindo a roupa que estavam usando ou a que mais gostavam, além de detalhes como cor da pele, dos olhos e do cabelo”, contou a docente.
Lucirene também ressaltou que a proposta foi realizada pelas outras turmas do segundo ciclo da escola, e os autorretratos foram expostos em murais. “Esta aula especial certamente ficará gravada na memória dos alunos, reforçando a importância de se conhecerem e valorizarem sua identidade”, complementou.