Maio Laranja traz reflexão e produções em Castro
Campanha contra a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes teve amplo estudo sobre questões do gênero e práticas de alerta junto ao quinto ano B da Escola José Nery Carneiro de Napoli
Publicado: 24/05/2024, 13:20
O quinto ano B da Escola Municipal José Nery Carneiro de Napoli, em Castro, da professora Rosi Aparecida Ferreira Leal, desenvolveu ações voltadas ao Maio Laranja. A docente explica que, na aula de informática desta semana, apresentou a flor, símbolo do combate à exploração sexual infantil e de adolescentes, questionando se sabiam do que se tratava e conversando, também, sobre a campanha, com relatos de alunos sobre o tema.
“Conversamos também sobre os perigos nos usos de aplicativos e redes sociais, e que por mais que esse assunto seja de fácil acesso na internet, existe a necessidade de diálogo e reflexão sobre o tema. A aula teve como objetivos: promover noções de conhecimento do corpo; identificar as mudanças pelas quais o corpo passa; incentivar cuidados com o mesmo; alertar sobre o uso das redes sociais”, relata a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Rosi cita que os alunos também assistiram a um vídeo sobre o tema visando fazê-los perceberem a diferença entre carinho e assédio e quais locais do corpo não podem ser tocados por outra pessoa. Na sequência, observaram cards sobre o assunto, receberam orientação de como criá-los, escolheram imagens e confeccionaram seus próprios materiais.
“Incentivando a denunciar pessoas que cometem ou tentam cometer abusos, alertando quanto ao tema, incentivando caso alguém necessite buscar ajuda ou presencie alguma situação de abuso e que ambientes como a escola é um ambiente seguro e de confiança. Escreveram frases e alertas em seus cards e também pesquisaram e escreveram números de autoridades onde as denúncias podem ser realizadas”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola José Nery Carneiro de Napoli clicando aqui.