Combate ao abuso sexual infantil tem amplo trabalho em Tibagi
Linguagem acessível aos alunos, materiais concretos adequados, reflexão e protagonismo da turma de jornada ampliada de quarto e quinto anos da Escola Telêmaco Borba foram destaques
Publicado: 22/05/2024, 15:20
Os alunos da jornada ampliada de quarto e quinto anos da Escola Municipal Telêmaco Borba, em Tibagi, da professora Rita de Cássia Gomes Pedro Kroll, desenvolveram atividades no dia 17 de maio, abordando o tema da prevenção do abuso sexual contra crianças a adolescentes, dentro da campanha Maio Laranja.
“A aula começou com uma acolhida calorosa, onde cumprimentei cada aluno e expliquei de forma sensível à importância do tema. Criei um ambiente de respeito e segurança, destacando a relevância de discutirmos esse assunto. Iniciei a aula com uma discussão guiada, perguntando aos alunos o que eles sabiam sobre o tema, sem pressioná-los a compartilhar experiências pessoais. Utilizei uma linguagem simples e adequada à faixa etária para explicar o que é abuso sexual. Enfatizei que o abuso pode ser cometido por pessoas conhecidas ou desconhecidas e que nunca é culpa da vítima”, aponta a educadora.
A docente cita que, na sequência, exibiu um vídeo educativo apropriado à idade dos alunos, abordando o tema de forma sensível e informativa. Após essa etapa, houve uma breve discussão sobre o que foi visto, reforçando as mensagens principais e esclarecendo dúvidas. Rita explica que, buscando tornar o aprendizado mais interativo, colaram em uma cartolina uma mensagem de prevenção ao abuso sexual, com os alunos desenhando suas mãos com um sinal de ‘parar’, simbolizando a necessidade de cessar esse tipo de violência.
GALERIA DE FOTOS
“Também trouxe um cartaz ilustrando que, em caso de uma situação de abuso, a criança deve gritar por ajuda. Tiramos várias fotos dos alunos com o cartaz, registrando esse momento educativo. No final da aula, fomos até o portão de acesso à escola e distribuímos panfletos para conscientizar a população local sobre a importância da prevenção do abuso sexual”, complementa Rita.
Para fechar, a professora elenca que os alunos demonstraram grande curiosidade e engajamento durante toda a aula, fazendo perguntas pertinentes, mostrando um interesse genuíno em aprender mais sobre como se proteger e a quem recorrer em situações de risco.
“Essa aula foi essencial para aumentar a conscientização dos alunos sobre a prevenção do abuso sexual, promovendo um ambiente escolar seguro e acolhedor. A participação ativa e o interesse dos alunos foram sinais claros do sucesso dessa iniciativa educativa”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Telêmaco Borba clicando aqui.