‘Faça Bonito’ contribui com o Maio Laranja em Reserva
Campanha pelo 18 de maio, Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, teve ações em sala de aula e mobilização em praça pelos alunos do quarto ano A da Escola Luiza Almeida Ferreira
Publicado: 20/05/2024, 18:20
O quarto ano A da Escola Municipal Luiza Almeida Ferreira, em Reserva, da professora Zélia Bilik Debas, desenvolveu um trabalho dentro da campanha Faça Bonito, de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A docente relata a proposta.
“Iniciamos as aulas com os alunos dispostos em círculo, realizando leituras em textos explicativos, sobre o tema abordado, as leis que protegem e amparam nossas crianças, a história da flor que simboliza o tema, bem como a importância da sensibilização da sociedade para o enfrentamento a violência sexual contra nossas crianças e adolescentes, onde os mesmos tiveram a oportunidade de realizar perguntas e sanar dúvidas através de diálogos abertos”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Zélia explica que, para melhor compreensão, os alunos assistiram vídeos educativos e explicativos sobre o ‘toque que incomoda’, informações sobre abuso e exploração sexual, meios de denúncia possíveis e identificação de casos. Os estudantes também confeccionaram flores que mobilizam o tema, com mensagens que instigam o combate e a proteção contra a violência sexual.
“Realizamos, juntamente com outras escolas, uma caminhada pela avenida principal da cidade, de conscientização, referente a Campanha Faça Bonito de 18 de maio, onde cada aluno levou sua flor com mensagens de mobilização, concentrando-se na praça da igreja, para assistir ao teatro dos alunos da Escola Mãos de Luz. Encerramos o trabalho, com os alunos ornamentando os jardins da escola, com as flores confeccionadas”, complementa a professora.
Por fim, a educadora conclui elencando que o trabalho realizado foi esclarecer e de muita aprendizagem, “pois essa data é de suma importância para a conscientização da sociedade em relação à proteção dos direitos das crianças, a prevenção e o combate a qualquer forma de violência sexual praticadas contra as mesmas”.
Acesse o blog escolar da Escola Luiza Almeida Ferreira clicando aqui.