Combate à dengue é tema de amplas atividades no Sagrada
Realizando uma série de pesquisas, entrevistas e confecção de materiais de conscientização, o oitavo e nono anos do Sagrada Família de Palmeira fizeram a sua parte no enfrentamento à doença
Publicado: 07/05/2024, 06:40
Os alunos do oitavo e nono anos do Colégio Sagrada Família de Palmeira, sob a orientação da professora Denise Swiech Roth, dedicaram-se a um importante trabalho de pesquisa e discussão sobre a dengue, visando esclarecer dúvidas e promover a conscientização sobre a prevenção e o combate à doença.
Segundo a docente, após assistirem a videoaula "Dengue – Vamos Combater Essa Doença", do projeto Vamos Ler, os alunos mergulharam em discussões profundas sobre a propagação rápida da dengue no estado e as causas desse aumento. “Os educandos compartilharam relatos pessoais de familiares e conhecidos que enfrentaram a doença, incluindo o relato detalhado de uma aluna que recentemente contraiu a dengue, proporcionando valiosas percepções sobre os sintomas e os procedimentos médicos adotados”, explicou a educadora.
Além de discutir a importância do uso de repelentes, os alunos também pesquisaram e compartilharam métodos caseiros para sua fabricação. Em seguida, os estudantes do oitavo ano desenvolveram cartazes informativos destacando os cuidados necessários não apenas em residências, mas também em locais públicos suscetíveis à proliferação do mosquito transmissor.
GALERIA DE FOTOS
Demonstrando interesse em contribuir ativamente no combate à dengue, os alunos buscaram informações sobre como denunciar locais com acúmulo de água, bem como sobre a disponibilidade de vacinas para a população.
Enquanto isso, os alunos do nono ano aprofundaram seus conhecimentos sobre a doença, explorando desde a etimologia das palavras Aedes aegypti até entrevistas com profissionais da área da saúde e pessoas que tiveram a doença.
“O resultado desse trabalho colaborativo culminou na produção do jornal Nono News, onde os alunos compartilharam informações cruciais sobre os diferentes tipos de dengue, suas formas de contaminação e tratamento. Por meio de vídeos produzidos por eles, os alunos planejam disseminar esse conhecimento nas redes sociais, buscando alcançar um público mais amplo e promover a conscientização sobre a importância do combate à dengue não apenas em sua cidade, mas em todo o Brasil”, complementou Denise.
Acesse o blog escolar do Colégio Sagrada Família de Palmeira