Literatura é tema de amplas atividades em turma de PG
Realizando dinâmicas em alusão ao Dia do Livro Infantil, o quinto ano da Escola José Bonifácio recebeu a visita de escritoras locais e pode compreender melhor como funciona a escrita e criação de livros
Publicado: 19/04/2024, 06:20
A turma do quinto ano da Escola Municipal Prefeito José Bonifácio Guimarães Vilela, sob a orientação da professora Jéssica Lorena Sant’Anna, realizou atividades em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil. Segundo a docente, os educandos tiveram a oportunidade de explorar não apenas as obras de renomados escritores infantis, como Monteiro Lobato e Ziraldo, mas também de conhecer de perto o trabalho de talentosas autoras ponta-grossenses.
Para enriquecer a experiência, as escritoras Chistiany Chedlovski, Evelyn Caroline Pacheco e Jaqueline de Mattos foram convidadas a compartilhar suas trajetórias e desafios como escritoras de livros infantis. “Com entusiasmo, elas discutiram o processo criativo, desde a concepção da história até a publicação do livro, passando pela correção, busca por ilustradores e o contato com as editoras”, contou Jéssica.
GALERIA DE FOTOS
A educadora também relatou que a visita das autoras foi inspiradora para os alunos, que absorveram cada palavra com brilho nos olhos. A turma também realizou entrevistas com as escritoras, auxiliando os alunos a compreender melhor os gêneros textuais de biografia e entrevista.
Para concluir a atividade, os alunos produziram coletivamente a biografia das autoras, que foi exposta em um painel comemorativo. Jéssica também explicou que além de valorizar o trabalho das autoras locais, a atividade permitiu que os alunos compreendessem a importância social dos livros na formação de uma sociedade mais consciente e engajada.
“Assim, a jornada pedagógica não apenas celebrou o Dia Nacional do Livro Infantil, mas também proporcionou uma experiência educacional enriquecedora. Pois, como destacaram as autoras, a magia do livro está no recado que ele passa, e seu objetivo é formar uma sociedade melhor”, complementou a professora.