Jogos educativos auxiliam no ensino da tabuada em Reserva
Quarto ano B da Escola Frei Thomaz pôde utilizar propostas dinâmicas e divertidas, que estimulam não apenas questões matemáticas, mas vários aspectos cognitivos
Publicado: 18/04/2024, 14:00
O quarto ano B da Escola Municipal Frei Thomaz, em Reserva, da professora Roseli Wauricki, desenvolveu um trabalho que buscou o ensino da tabuada com jogos educativos. A docente explica que a proposta visou melhorar e tornar as aulas de Matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas, com o intuito de desenvolver nos alunos as habilidades e competências.
“A aprendizagem dos conteúdos através de jogo permite que os alunos entendam o que estão estudando, descobrindo soluções enquanto brincam e desenvolvem seu raciocínio lógico no ensino da matemática. Foram realizadas no quarto ano B essas atividades de estímulo a pensar e saber agir por conta própria”, relata a educadora.
Roseli cita que, partindo dessa abordagem, trabalhou-se em grupo a memorização da tabuada com foco em jogos, além de falar que ao desenvolver as quatro operações com essa estratégia de ensino aprendizagem, cria-se um recurso pedagógico para criar situações-problemas.
“Os alunos puderam desenvolver métodos para solucionar, estimulando a criatividade, a atenção e concentração. Acredita-se que o jogo estimula o desenvolvimento da capacidade de absorver o conteúdo e assim favorece o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos”, conclui a professora.