Eclipse total do Sol encanta alunos em Castro
Fenômeno que ocorreu nos países da América do Norte durante o mês de abril foi tema de estudo, debates, reproduções e fascínio nas turmas de quarto e quinto anos da Escola do Campo Tereza Casagrande Sguário
Publicado: 12/04/2024, 14:40
As turmas de quarto e quinto anos da Escola Municipal do Campo Tereza Casagrande Sguário, em Castro, da professora Eni Aparecida da Silva, desenvolveu um trabalho sobre o eclipse total do Sol. A docente explica que, a partir das 15h07 em 8 de abril de 2024, nos três países da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), ocorreria um fenômeno astronômico do gênero, o que contribuiu para a realização do trabalho nesta data e no dia posterior.
GALERIA DE FOTOS
“A aula iniciou-se com uma questão lançada para a turma ‘Vocês já ouviram falar em eclipse?’. Em seguida foi feita a explicação de como acontecia o fenômeno eclipse, que poderia ser solar e lunar. A euforia foi total, a turma toda ficou curiosa, agitada e muitas perguntas foram realizadas. Para aguçar ainda mais a curiosidade, algumas imagens de eclipses já acontecidos foram exibidas para os estudantes e orientados a assistirem o fenômeno via internet quem tivesse condições, ou assistissem à reportagem nos jornais pela televisão”, aponta a educadora.
Dessa forma, complementa Eni, houve a representação do fenômeno na sala de aula usando a lanterna do celular representando o Sol e bolinhas de isopor configurando a Terra e a Lua, além de atividades no caderno e de leituras realizadas. “No dia seguinte vários alunos chegaram relatando como tinha sido o eclipse do Sol e o quão lindo foi. Até fizeram a contagem de qual idade terão quando acontecer o próximo eclipse total do Sol visível aqui no Brasil”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Tereza Casagrande Sguário clicando aqui.