Trabalho com fontes históricas engaja turma em PG
Participando de uma ampla pesquisa e tendo contato com uma rica gama de objetos antigos, o quarto ano da Escola Ludovico Egg pode compreender melhor a evolução ao longo dos anos e o progresso da sociedade
Publicado: 09/04/2024, 10:00
Os alunos do quarto ano da Escola Municipal Ludovico Antonio Egg, sob a orientação da professora Alessandra de Fátima Boianoski Ferreira, participaram de um trabalho enriquecedor sobre fontes históricas.
Segundo a docente, o objetivo principal do projeto foi permitir aos alunos o reconhecimento da história como resultado das ações humanas ao longo do tempo e no espaço, compreendendo as mudanças e permanências ao longo dos séculos. “Buscava-se familiarizar os alunos com o conceito de fontes históricas, reconhecendo seus diversos tipos e analisando exemplos concretos”, contou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
A professora adotou uma abordagem multidisciplinar, proporcionando ferramentas para o uso da história oral como recurso pedagógico. Isso incluiu atividades de pesquisa, diálogo, busca por materiais históricos como fotografias, discos, vitrolas, moedas e cédulas. O livro didático também foi explorado como fonte de pesquisa, permitindo o estudo de textos, imagens, números e produção escrita.
Como culminância do projeto, os alunos organizaram uma exposição de materiais e objetos históricos trazidos de casa, compartilhando suas descobertas com os colegas e outras turmas da escola.
“O trabalho foi altamente participativo e envolvente para todos os alunos da turma e da escola, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Ao final, os alunos não apenas adquiriram conhecimento sobre fontes históricas, mas também desenvolveram habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação”, complementou Alessandra.