Dia da Água tem proposta divertida em turmas de Reserva
Entendimento sobre a importância do recurso natural e quebra-cabeças confeccionado pelos próprios estudantes proporcionou conhecimento direto nos quarto e quinto anos da Escola Rural Frei Henrique de Coimbra
Publicado: 25/03/2024, 19:20
O Dia Mundial da Água, com foco no recurso como ‘fonte de vida’, foi amplamente explorado nas turmas de quarto e quinto anos da Escola Rural Municipal Frei Henrique de Coimbra, em Reserva. A professora Adriane Zubek comenta que o trabalho também focou em questões sobre recursos hídricos, estados físicos, a importância deste bem para todos os seres vivos do planeta, além de vários outros tópicos.
“As atividades foram expostas de maneira que a criança entendesse que a água é um recurso natural essencial para a natureza e vida no planeta. Através das atividades feitas em sala de aula, os alunos puderam entender e se conscientizar da importância de preservar as fontes de água e não desperdiçar ela e a importância dela no cotidiano”, aponta a educadora.
A docente cita que, após as explicações que foram apresentadas sobre a importância de cuidar da água e preservar o planeta para não faltar o recurso no futuro, os alunos resolveram atividades sobre o assunto, com confecção de quebra-cabeça uma coroa com a imagem de uma gota d’água. Na sequência, a turma teve tempo para montar seu jogo, observando os tempo que cada um levavam para a montagem.
GALERIA DE FOTOS
“As crianças se divertiram bastante com a atividade e pediram para que esse tipo de atividades sejam feitas com mais frequência na sala de aula, que além de aprender o conteúdo ainda brincam um pouco. Concluí que, messe tipo de atividade, as crianças além de aprenderem, se divertiram”, conclui Adriane.
PERSPECTIVA – A diretora Maria Egisleine Schreiner elenca que percebeu que os alunos aprenderam os conteúdos de forma lúdica, com bastante entusiasmo. Ressalva que, após trabalharem o tema, puderam ter um tempo dedicado à diversão com o quebra-cabeças confeccionado por eles mesmos.
“Trabalhando os temas dessa forma posso concluir que quando a criança participa, ela adquiri conhecimentos para a vida, estando cada vez mais apta e criativa na hora de mostrar o que entendeu sobre o conteúdo trabalhado em sala de aula, tendo assim um melhor rendimento nas aulas. A escola visa valorizar a aprendizagem de forma prática e criativa desenvolvendo nas crianças o prazer em estudar”, conclui a gestora.
Acesse o blog escolar da Escola Rural Frei Henrique de Coimbra clicando aqui.