Série de atividades abordam a dengue em turma de PG
Com a realização de pesquisas, criação de folders e cartazes informativos e eliminação de focos da doença, o quarto ano da Escola Deodoro Quintiliano realizou a sua parte no enfrentamento à doença
Publicado: 19/03/2024, 09:20
Os alunos do quarto ano A da Escola Municipal Deodoro Alves Quintiliano, orientados pela professora Rayza Karoline Yanzen Flügel, se envolveram em um projeto dedicado ao combate à dengue. Segundo a docente, a iniciativa ensinou aos alunos sobre a doença e os capacitou para se tornarem agentes ativos na prevenção e conscientização sobre a doença.
“O projeto teve início com pesquisas sobre o Aedes aegypti, onde os alunos mergulharam na internet utilizando computadores, tabletes e celulares, para explorar diferentes recursos online como fonte de pesquisa, buscando compreender o ciclo de vida do mosquito, os sintomas da dengue, como a doença se prolifera e os modos de prevenção disponíveis, bem como eliminação dos criadouros e o uso de repelentes”, explicou Rayza.
GALERIA DE FOTOS
Em seguida, os alunos colocaram o que aprenderam em prática. A turma criou cartazes informativos sobre a dengue, destacando os pontos cruciais que haviam aprendido. “Esses cartazes foram distribuídos pela escola e em um dos estabelecimentos comerciais do bairro”, relatou a educadora.
Outra atividade realizada foi rotação por estações, que permitiu aos alunos acessarem uma variedade de conteúdos, como reportagens, artigos informativos e vídeos educativos sobre a dengue. A professora também citou a construção de modelos do mosquito Aedes aegypti. “Ao visualizar e manusear esses modelos, os alunos puderam entender melhor a anatomia do mosquito e como ele se torna um vetor de doenças”, completou.
A turma também participou de uma caça ao tesouro na escola, onde procuraram possíveis focos de desenvolvimento larval do mosquito. “Um dos focos encontrados foi na quadra de esportes, e, uma vez encontrados, os alunos agiram imediatamente para eliminar esses focos, contribuindo para a redução do risco de transmissão da doença no ambiente escolar”, contou a docente.
Os alunos também planejaram e executaram ações de combate à dengue para a comunidade escolar do bairro, através do desenvolvimento e distribuição de folders explicativos sobre a doença e suas formas de prevenção.
“O projeto foi uma verdadeira experiência de aprendizado e ação. A iniciativa também contribuiu para a conscientização da comunidade local, demonstrando o poder da educação e da ação coletiva na luta contra a dengue. Ao educar os alunos e capacitá-los a se tornarem agentes ativos na prevenção da dengue, a escola demonstrou seu compromisso com a saúde pública e o bem-estar da comunidade”, complementou Rayza.