Trabalho com fontes históricas encanta turma de PG
Tendo contato com a mais variada gama de objetos antigos, como discos de vinil e máquinas fotográficas, a turma do quarto ano da Escola Adelaide Chamma pode compreender melhor a importância da história para a construção do futuro
Publicado: 18/03/2024, 06:00
Os alunos do quarto ano da Escola Municipal Professora Adelaide Thomé Chamma, orientados pela professora Sabrina Bogos dos Santos, realizaram uma atividade especial, levando a turma a desvendar o passado, em uma jornada interativa pelo tempo como pequenos historiadores. Segundo a docente, o objetivo era introduzir o conceito de história e fontes históricas de forma prática e participativa para os educandos.
“A aula começou com uma pergunta aos alunos sobre o que eles entendiam por história. As respostas variaram, mas todas demonstraram certo nível de interesse pelo tema. Em seguida, expliquei sucintamente que história é o estudo do passado, destacando como as coisas eram antigamente e como as pessoas viviam”, contou Sabrina.
Na sequência, a professora apresentou o conceito de fontes históricas, expondo que o conceito explica se tratarem de documentos, objetos, fotos, mapas, entre outros, que ajudam a entender como era o passado. A docente relatou ser perceptível que os alunos se mostraram curiosos com a ideia de explorar essas fontes.
GALERIA DE FOTOS
Dessa forma, a turma partiu para a realização de uma atividade prática. A professora distribuiu diversas fotografias antigas e objetos históricos, como câmeras, celulares antigos, vinis, fitas VHS, fitas cassete e toca discos, sobre as mesas dos alunos, para que livremente pudessem explorar os materiais. “A turma ficou encantada com a variedade de itens”, relatou a docente.
Sabrina também contou que os alunos observaram as câmeras antigas com fascinação, imaginando como era capturar momentos preciosos sem a facilidade dos smartphones modernos. “Os vinis e fitas cassete despertaram curiosidade sobre como as pessoas ouviam música antigamente, enquanto o toca-discos os encantou com seu funcionamento mecânico”, complementou.
Após a observação e exploração das fontes históricas, a educadora fez perguntas para os alunos refletirem. Questões sobre se já haviam visto aqueles objetos antes, se conheciam sua utilidade e como imaginavam ser usados no passado. Ao fim da aula, a docente relatou ficar satisfeita com o envolvimento dos alunos e sua compreensão da importância das fontes históricas. “Espera-se que essa experiência os motive a explorar mais sobre o passado, deixando uma marca significativa em suas vidas”, disse Sabrina.