Alunos criam sistema de energia renovável em Imbituva
Videoaula do Vamos Ler em parceria com a Continental contribuiu para que alunos do 5º ano B da Escola São Miguel Arcanjo pudessem entender conceitos diversos e protagonizar a montagem de um termossifão
Publicado: 31/10/2023, 17:35
O 5º ano B da Escola Municipal São Miguel Arcanjo, em Imbituva, do professor Edinei Seleboge, desenvolveu um trabalho prático a partir da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Continental sobre o assunto reciclagem, descarte correto e produção de bioenergia.
O educador aponta que os alunos puderam se aprofundar mais sobre o tema, entendendo como funciona a reciclagem, os benefícios de reciclar e a reutilização de materiais que podem ser transformados em outros produtos, ajudando na sustentabilidade ambiental, bem como na produção de energia inesgotável proveniente do Sol, o que beneficia seu cotidiano.
“Os alunos puderam entender que reciclando os materiais reutilizáveis podemos criar muitas coisas bem legais. Em conjunto com a turma e a reutilização de materiais recicláveis, montamos um sistema de termossifão, utilizando mangueiras, madeira, canos de PVC e arame reciclado, pregos reutilizados. Desenvolvemos este sistema de termossifão. O termossifão é um dispositivo habitualmente utilizado para o aquecimento das águas de uso doméstico. Funciona através da circulação de água em consequência da variação de temperatura”, relata o docente.
GALERIA DE FOTOS
Edinei elenca que foram vários dias de planejamentos, coletas de materiais recicláveis e encontro na escola no período contraturno para desenvolvimento, fabricação, além de colocar em prática. O sistema de aquecimento de água, complementa o professor, será utilizado pelas colaboradores dos serviços gerais da escola para ter um recurso quente na limpeza da escola, visto que a água proveniente do sistema de termossifão não gera custos com energia elétrica, além de ser melhor para limpar.
“E, vários familiares dos alunos envolvidos, vendo o benefício deste sistema, comentaram que irão desenvolver o mesmo sistema nas suas casas. “Este projeto foi bem trabalhoso, envolveu muito empenho e dedicação dos alunos e do professor, mas teve um ótimo resultado, e isso foi muito gratificante para todos, reciclando e tendo vantagens surpreendentes”, explica o docente.
O educador termina relatando sobre o que é o objeto principal do trabalho. “O termossifão é um componente utilizado nos sistemas de aquecimento solar. O seu funcionamento ocorre por meio da circulação da água, quando as partes quentes sobem e as frias descem. Este fenómeno é explicado pelas diferentes densidades dos fluidos quando em temperaturas diferentes. Por fim, a água aquecida no coletor é armazenada para ser utilizada futuramente num reservatório com isolamento. Desse modo, evitam-se as perdas de temperatura”, conclui Edinei.
Acesse o blog escolar da Escola São Miguel Arcanjo clicando aqui.