Projeto em Piraí do Sul explora alimentos da cultura indígena
Semelhança entre cardápios dos alunos do quarto ano B e dos povos nativos teve uma ampla abordagem no 4º ano B da Escola Professora Lucília Penteado de Araújo
Publicado: 03/10/2023, 11:00
O quarto ano B da Escola Municipal Professora Lucília Penteado de Araújo, em Piraí do Sul, da professora Camila Silva Alves, pôde trabalhar com um projeto ‘Alimentos que os Indígenas consomem e nós também’. A docente comenta que a ideia surgiu da curiosidade dos alunos acerca da culinária dos nativos após encontraram uma imagem no livro de Arte que continha a gravura de alguns indígenas, mas que não estava relacionada à alimentação.
“A indignação inicial de um dos alunos foi: o que os índios comem? Nesse momento, a imaginação prevaleceu na sala, surgindo várias respostas, como por exemplo: ‘Eu acho que é de animais da floresta’, ‘Insetos também..., assam baratas, morcegos e escorpiões para comer’, ‘Baratas e escorpiões é só na China’”, aponta a educadora.
Camila destaca que, aproveitando o interesse despertado, foi pedido aos alunos que pesquisassem em casa com os familiares sobre o assunto e que trouxessem para a escola suas anotações e imagens, com objetivo de realizar uma roda de conversa com o material para partilharem com todos acerca das descobertas realizadas sobre o tema.
“Posteriormente, priorizando sempre o aluno como protagonista, desde o início até a conclusão do trabalho, as crianças usaram livremente a criatividade com o material coletado na pesquisa para confeccionaram cartazes. Foi também construído um gráfico com os alimentos que iam surgindo, e debates sobre os alimentos preferidos”, relata a professora.
A docente cita que, no decorrer do trabalho, muitas ideias foram surgindo por parte dos alunos e, entre elas, a de realizar um piquenique na instituição de ensino somente com comida típicas indígenas. Assim, pensaram no cardápio e envolveram as famílias com a preparação dos pratos.
“O piquenique tradicional é ao ar livre e junto à natureza, porém pensando nos demais alunos da escola optaram por realizar dentro da própria sala de aula e foi um sucesso, oportunizando às crianças momentos de interação, descobertas e autonomia, promovendo a experiência sensorial, desfrutando de um momento único, especial e alegre”, complementa a educadora.
Para fechar, Camila cita que o projeto surgiu da ideia da turma, foi muito rico, com todos se mostrando encantados a cada passo, com cada nova descoberta e resultados, com as aulas onde surgiam e trazidas novas curiosidades.
“Dessa forma como resultado, apresentaram na prática um melhor entendimento da cultura indígena, abordando questões sobre como os povos Indígenas se alimentavam, de seus hábitos e cultura que influenciaram e ainda influenciam a nossa cultura no dia a dia, onde também se surpreenderam com muitos alimentos que possuem contato, mais desconheciam suas origens”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Lucília Penteado de Araújo clicando aqui.