Aula sobre solos do Vamos Ler contribui em dinâmica de Imbaú
Estudos junto a videoaula do projeto, experimentos com garrafas pet e protagonismo dos alunos marcaram amplas ações no 4º ano B da Escola Júlia Wanderley
Publicado: 22/09/2023, 18:29
O 4º ano B da Escola Municipal Júlia Wanderley, em Imbaú, durante o mês de agosto, desenvolveu atividades voltadas aos tipos de solo dentro da disciplina de Geografia. A professora da turma, Silvana Batista Barreto, destaca o uso da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital que relata e destaca a importância e as características dos solo.
“Iniciamos a aula assistindo à videoaula, depois dividimos a sala em grupos de quato alunos para discutir sobre os tipos de solo. Foi uma aula especialmente atrativa e diferente, pois anteriormente eu já havia solicitado aos alunos que trouxessem garrafas pet de casa para fazermos uma experiência em sala. Para a aula levei três tipos de solo para podermos explorar e realizar a experiência”, relata a docente.
A educadora cita que após assistirem e debaterem em grupos o tema, como características de cada solo e a importância para a agricultura e sobrevivência de todos, houve a montagem de três grupos grandes para que cada um falasse acerca de um tipo. Após as apresentações, houve o momento da experiência com garrafas pet e solos, primeiramente cada grupo com seu solo, colocando-o dentro do recipiente e depois colocando água neste.
GALERIA DE FOTOS
“Com o cronômetro, observamos o tempo que a água levava para molhar o solo e cair no recipiente colocado no bico da garrafa pet. Sem dúvidas, os alunos assimilaram muito mais o conteúdo, utilizando a videoaula do projeto Vamos Ler, que é um vídeo curto, muito bem explanado, com as informações precisas para desenvolver atividades e experiências como essa que o 4º ano desenvolveu”, comenta Silvana.
A professora diz que houve empolgação dos alunos ao protagonizarem a aula de Geografia, com cada grupo retirando informações da videoaula que precisavam para que pudessem desenvolver a experiência. Para fechar a aula, realizaram um relato avaliando a dinâmica e falando se gostaram e o que mais agradou e assimilaram durante todo o processo.
“Para mim, como professora, fico extasiada em poder, de forma diferente, levar o conhecimento aos alunos de temas e conteúdo que costumeiramente são maçantes de assimilar se não fossem as videosaulas interessantes do projeto Vamos Ler e termos em sala hoje as inovações tecnológicas, onde aprender ficou bem mais divertido e você como professor pode avaliar o desenvolvimento da aprendizagem do seu aluno tranquilamente”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Júlia Wanderley clicando aqui.