Jornal da Manhã é fonte de estudos para turmas de PG
Utilizando exemplares impressões do periódico, os alunos do quarto ano A e B da Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia se aprofundaram nos estudos sobre o bicentenário da cidade
Publicado: 11/09/2023, 14:26
As turmas do quarto ano A e B da Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia, coordenadas pelas professoras Cristina Ferreira Bach e Luciane Aparecida Barreto, estão vivenciando no cotidiano escolar o bicentenário do município de Ponta Grossa.
Segundo relato da educadora Luciane, os trabalhos envolvendo o bicentenário de Ponta Grossa justificam-se pela importância de levar os alunos a desenvolver o sentimento de pertencimento em relação à cidade e assim se tornarem sujeitos críticos capazes de contribuir para o seu crescimento. “Com este tema, objetivou-se despertar nos alunos a valorização e o amor pelo município onde vivem, desenvolver a consciência crítica, aprimorar a leitura, a escrita e a oralidade e enriquecer o processo ensino e aprendizagem”, contou a docente.
A realização das atividades começou com a exploração de exemplares do Jornal da Manhã, com foco nas reportagens referentes aos acontecimentos sobre Ponta Grossa. “Com estes destaques os alunos construíram um painel e puderam conhecer um pouco mais sobre a cidade de Ponta Grossa na atualidade”, comentou Luciane.
GALERIA DE FOTOS
Na sequência, foram apresentados o histórico da fundação do município seguido por uma roda de conversa onde alunos e professora comentaram sobre o desenvolvimento do município ao longo da história. “Foi proposto aos alunos que retratassem esse crescimento em forma do gênero textual notícia. O trabalho foi realizado em equipes e exposto para apreciação de toda a comunidade escolar”, explicou a professora.
Luciane também relatou que, baseados em uma coluna especial do Jornal da Manhã, os alunos se tornaram escritores e retrataram o município em poesias de sua autoria, as quais foram declamadas para as outras turmas da escola. “Os objetivos determinados foram alcançados, sendo possível perceber pelas histórias produzidas, pelas poesias, pelos comentários e pela participação entusiasmada de cada um, que eles entenderam a importância de comemorarmos com orgulho esses 200 anos do nosso município”, complementou a educadora.