Trabalho aborda a Grande Muralha da China em Imbituva
Estudo sobre patrimônio histórico mundial no 5º ano B da Escola São Miguel teve ampla pesquisa e confecção de cartazes e maquetes
Publicado: 07/09/2023, 12:43
O 5º ano B da Escola Municipal São Miguel Arcanjo, em Imbituva, do professor Edinei Seleboge, desenvolveu um trabalho sobre a ‘Grande Muralha da China’, com ações práticas nas aulas de História sobre Patrimônio da Humanidade no exterior. O docente explica que o tema vem em decorrência por se tratar da maior edificação do planeta, atravessando montanhas, desertos e planícies, de leste a oeste do país asiático, por cerca de cinco mil quilômetros.
“Os alunos estudaram e entenderam que o objetivo da construção da Grande muralha foi para defender a China dos ataques de estrangeiros e, também, fortalecer o seu poder pessoal, os antigos governantes chineses, especialmente da dinastia Ming (1368-1644), foram investindo na construção da muralha. Ainda não se sabe quando, nem quantos trabalhadores foram usados para a sua construção. Diz a tradição que foram um milhão de trabalhadores forçados. A muralha possui milhares de torres de observação que chegam a 12 metros de altura”, relata o educador.
GALERIA DE FOTOS
Edinei também aponta que em 1987 a Grande Muralha foi considerada Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO, e que hoje é mais um patrimônio ameaçado de destruição. Assim, houve a divisão em cinco grupos, onde capa realizou uma pesquisa em cartazes e outros produziram maquetes relacionados ao assunto.
O primeiro grupo pesquisa sobre extensão e beleza da paisagem; o segundo acerca do porquê foi construída; o terceiro em relação a como ela foi feita; o quarto fucou no potencial turístico da Muralha; e, o quinto, teve a pesquisa dos motivos de ser ameaçada de destruição. Foram gravados vídeos com cada grupo relatando o que foi pesquisado e como foi feita a pesquisa e o material confeccionado por cada grupo.
“Foram aulas bem produtivas e muito divertidas, com registros fotográficos e gravações de vídeo dos materiais produzidos, e entrevistas gravadas em vídeos dos alunos. A atividade foi muito trabalhosa, mas resultou em trabalhos lindos elaborados pelos alunos. Foram aulas muito dinâmicas e muito divertidas, cada um aprendendo com seus erros e no final resultou nestes trabalhos espetaculares”, conclui o professor.
Acesse o blog escolar da Escola São Miguel Arcanjo clicando aqui.