Alimentação saudável é amplamente debatida em turma de Palmeira
Visando se aprofundar na importância de uma alimentação balanceada, a classe do quinto ano da Escola Municipal do Campo Professora Leonor Santos realizou estudos e a confecção de fôlders informativos sobre o tema
Publicado: 29/08/2023, 17:29
Os alunos do quinto ano da Escola Municipal do Campo Professora Leonor Santos, coordenados pela professora Silmara de Sá Ribas, trabalharam a alimentação saudável e a sua importância no ambiente escolar. Segundo a docente, a partir do tema foram levantados com os alunos questões sobre a obesidade, a hipertensão arterial, o colesterol, a diabetes e alguns tipos de câncer, doenças crônicas não-transmissíveis relacionadas aos maus hábitos alimentares.
“A alimentação saudável é uma das principais aliadas à prevenção de doenças e à manutenção da saúde, englobando os aspectos nutricionais, culturais e sociais”, comentou a educadora.
Na sequência, foi disponibilizado aos alunos a videoaula do projeto Vamos Ler - Geração Digital sobre o tema. “Foram trabalhados tópicos como a industrialização dos alimentos ultraprocessados, os perigos que o excesso do consumo destes produtos podem causar para a saúde e quais alimentos devemos ingerir para ter uma vida saudável”, explicou Silmara. Os tópicos foram levantados através de uma roda de conversa, onde os alunos relataram o que estão colocando no prato e o que devem diminuir o consumo.
Como atividade prática, os educandos elaboraram um fôlder informativo abordando questões sobre dicas de alimentação saudável, como montar um prato balanceado e a prevenção de doenças e prática de atividades físicas. Os resultados foram apresentados para os demais colegas e o fôlder levado para casa, para ser compartilhado com os familiares no esforço de conscientização para uma vida mais saudável.
GALERIA DE FOTOS
A professora comentou que também foi confeccionado um caderno de receitas, onde os alunos, no decorrer do trimestre, irão colocar várias ideias trazidas de casa, feitas pelos avós e também algumas receitas que serão realizadas em sala de aula pelos próprios estudantes. Ao final do ano letivo, os alunos levarão o material para casa para compartilhar com seus familiares.
“Conclui-se como é importante trabalhar, de forma leve e dinâmica, com temas dessa natureza com os alunos, contribuindo positivamente para o processo de ensino, aprendizagem e conhecimento para a vida”, complementou Silmara.