Gênero 'adivinhas' contribui com raciocínio de alunos em Reserva
Incentivo à leitura e à criatividade foram estimulados por meio de ampla dinâmica no quinto ano da Escola Elvira Rosas
Publicado: 16/08/2023, 19:02
O 5º ano da Escola Municipal Elvira Rosas, em Reserva, da professora Silmara Ferreira Machado, trabalhou o gênero ‘adivinhas’. A docente explica que o envolvimento dos alunos na atividade a fez refletir que o tema vem a ser uma ferramenta perfeita para fazer as crianças ou adultos sorrirem e estimular a capacidade mental, viso que é preciso pensar para encontrar a solução das perguntas e respostas.
“Com base nos estudos realizados, nota-se que esse gênero ‘adivinhas’ pode proporcionar uma maior interação entre professor e aluno, pois além de incentivar a criança a ler, ainda proporciona momento da criança estar em contato com a literatura popular de forma descontraída”, elenca a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Silmara também destaca que se percebe a importância de trabalhar em sala de aula com a temática, pois há o estimula das curiosidades em querer ser o primeiro a adivinhar, o que faz com desenvolvam seus raciocínios para poder responder.
“Trabalhar com esse gênero foi muito satisfatório, tanto para os alunos, como para a professora, pois é uma forma das crianças aprenderem ‘brincando’ e tornar uma aprendizagem prazerosa. Após as atividades, percebi que as crianças começaram e elaborar suas próprias adivinhas, o que me deixou muito feliz, pois atingi o meu objetivo de ensinar brincando”, conclui a professora.