Iniciativa de leitura mobiliza alunos de Palmeira
A turma do quinto ano da Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos participou de atividades que visam estimular o hábito da leitura como algo cotidiano em suas vidas
Publicado: 21/06/2023, 16:20
Os alunos do quinto ano da Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos, orientados pela professora Silmara de Sá Ribas, participaram do projeto “Viajando no Mundo da Leitura”, uma atividade que tem como intuito auxiliar e formar alunos que sintam prazer na leitura.
Segundo relato da educadora, estudos já comprovaram que a leitura ajuda a dormir melhor, reduz o estresse, encoraja a busca por conquistas, aumenta a capacidade de sentir empatia, amplia o vocabulário, previne doenças, melhora o funcionamento do cérebro e da memória, aperfeiçoa a capacidade de escrita, aprimora o conhecimento geral, melhora o foco e a concentração, estimula a criatividade e ainda incita o senso crítico.
O projeto consiste em atividades diversas como: leituras feitas pelas professoras, leituras compartilhadas e coletivas, individuais ou dirigidas, rodas de conversa, leituras de diversos gêneros, valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento e empréstimos de livros.
A docente contou que para realizar os registros de uma forma prazerosa, onde despertasse nos alunos o prazer pela leitura, foram confeccionados passaportes da leitura com os dados dos alunos, para toda vez que o estudante realizar a leitura do livro ele possa registrar no seu passaporte o seu avanço.
“As práticas de produção textual e leitura têm como finalidade a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores, visto que a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática da leitura, espaço de construção da intertextualidade e fonte de referências modalizadoras”, comentou a professora.
GALERIA DE FOTOS
Silmara também ressalta a importância de se construir referências, pois é muito difícil se elaborar algo do nada. “Formar bons escritores depende não só de uma prática contínua de produção de textos, mas de também uma prática constante de leitura”, complementou a docente.