Leitura e produção de livreto ocorrem em Jaguariaíva
Proposta no 5º ano B da Escola Rosa Collete buscou ampliar e instigar o hábito de ler dos alunos; turma pôde criar sua própria obra reunindo autobiografias
Publicado: 18/04/2023, 16:00
O incentivo à leitura contou com momentos marcantes no 5º ano B da Escola Municipal Professora Rosa Collete, em Jaguariaíva. A docente responsável pela turma, Elisangela Araújo, aponta que as atividades ocorreram nos dias 14 e 17 de abril, ampliando o hábito de ler e o interesse pelos livros.
“A professora levou para sala de aula uma imagem de Monteiro Lobato e a imagem de alguns de seus livros. Os alunos observaram e comentaram entre si, ora curiosos sobre o que notavam, sem interferência do professor”, aponta a educadora.
A professora cita que após conversa sobre imagens, mostrou alguns livros do autor e cada educando pôde escolher uma obra para leitura. Contudo, antes desta prática, Elisangela solicitou que informassem as características possíveis apenas com um olhar para a capa.
GALERIA DE FOTOS
“Com isso, foi lida a biografia de Monteiro Lobato e foram destacadas as principais características do gênero biografia. Em seguida, foi oferecido um texto sobre o mesmo personagem, porém autobiográfico. O desafio era descobrir as diferenças entre os textos e justificando suas respostas”, complementa a docente.
Por fim, a educadora pontua que com as devidas colocações sobre a biografia e autobiografia do autor, a proposta é que cada aluno criasse sua autobiografia, por meio da criação de um roteiro coletivo. Assim, a turma escreveu e ilustrou suas próprias produções, transformando-as em um livreto.
“Para concluir as atividades, a professora ressaltou a importância da leitura para estimular a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e amplia a habilidade na escrita”, finaliza Elisangela.