Projeto contra o bullying na escola ocorre em Piraí do Sul
Proposta do 5º ano da instituição de ensino Municipal Pirahy vai além da teoria e coloca alunos como monitores, produtores de conteúdo e palestrantes acerca da temática
Publicado: 12/04/2023, 20:00
O 5º ano A da Escola Municipal Pirahy, em Piraí do Sul, sob coordenação da professora Cristina de Aparecida de Oliveira Cordel, vem desenvolvendo uma atividade referente ao bullying no ambiente escolar. A educadora pontua que o objetivo da proposta é compreender o que é essa formação de agressão, quais são suas consequências e como pode ocorrer.
A docente cita que é o “papel do professor orientar seus alunos e responsáveis dentro do ambiente escolar, proporcionando aos alunos reflexões sobre o que é bullying e o que ele pode causar nas pessoas, como angústia, sofrimentos, isolamentos e depressões, tanto para agressores, vítimas ou até mesmos aos espectadores”.
Assim, Cristina vem desenvolvendo trabalhos didáticos para incentivar a cooperação, com interpretação de diferentes papeis, o que se mostrou uma ótima maneira para trabalhar empatia em sala de aula. Diariamente, há rodas de conversas dos alunos, com relatos de casos que ouvem, assistem na televisão, acompanham nas redes sociais e em diferentes grupos.
GALERIA DE FOTOS
“A abordagem é feita durante todas as atividades escolares, inclusive no recreio é dirigido que sempre se trabalhe brincadeiras de cooperação, solidariedade, generosidade e respeito às diferenças. A professora sempre fica atenta, observando alunos que ficam isolados, proporcionando relacionamentos com outras crianças”, pontua a docente.
Para complementar e dar mais valorização ao projeto, a professora comenta que os alunos confeccionaram cartazes, apresentando em outras salas, conversando com os colegas sobre o tema abordado. Assim, todo dia, dois alunos são escalados para monitorarem o recreio caso ocorra algo relacionado ao bullying – e, se ocorrer, diz a educadora, há conversa entre eles, prestando sua solidariedade e encaminham a situação para a professora e coordenadora pedagógica. Nesse ínterim, ótimos resultados são obtidos.
“Em uma segunda etapa do nosso projeto, a diretora e a equipe pedagógica convidaram a psicóloga Daniele Bete para palestrar sobre o assunto, onde o público-alvo foram os alunos e a comunidade. Em roda de conversa, todos se conscientizaram um pouco mais sobre o tema. Os alunos aproveitaram e apresentaram um teatro com o tema: Todos Combatendo o Bullying”, complementa Cristina.
Por fim, a professora relata que a palestra teve encerramento com um belo café, que fora ofertado a todos os participantes da comunidade escolar. “Diariamente acontecem as conversações e todos nós somos responsáveis por combater o bullying na escola”, conclui a educadora.