Projeto celebra 200 anos de PG com alunos
O quinto ano B, da Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg, iniciou o projeto “Poesia em Família” que objetiva valorizar a cultura local através da produção textual
Publicado: 29/03/2023, 14:15
Orientados pela professora Inajara Machado Gonçalves, com o objetivo de iniciar os trabalhos em comemoração aos 200 anos de Ponta Grossa, valorizando sua cultura e seus contextos histórico e social, bem como contribuindo para a formação de alunos críticos e participativos, e entendendo a importância de envolver a família dos educandos no processo educativo, para que esse seja mais significativo, os alunos iniciaram o projeto “Poesia em Família”.
A iniciativa foi estruturada em etapas, primeiro a professora Inajara Machado Gonçalves trabalhou com os alunos a estrutura e características do gênero textual poema (verso, estrofe, rima e ritmo). Em seguida, foi realizada uma roda de conversa sobre o tema “Ponta Grossa 200 anos”, onde os alunos foram convidados a falar sobre os seguintes tópicos: história do município de Ponta Grossa, cultura e eventos, pontos turísticos, vocabulário e costumes locais, espaços de vivências (ruas, moradias, praças, escolas), comércio da cidade e do bairro, esporte e imigração e descendências. A professora mostrou algumas imagens da cidade para ajudar a ilustrar o momento de conversa e reflexão.
GALERIA DE FOTOS
Para finalizar essa etapa, os alunos munidos dos aprendizados adquiridos e compartilhados, conversaram com suas famílias sobre o trabalho realizado em sala e foram orientados a elaborar um poema com o tema do bicentenário da cidade, estando livres para escolher os aspectos que seriam abordados. As famílias tiveram um tempo de uma semana para a finalização do texto. Os poemas foram trazidos para a escola em data definida pela professora e os alunos puderam relatar como foi o trabalho, e o envolvimento de cada família. Em seguida os textos foram lidos para a sala e transformados em um cartaz para ser exposto na escola.
A professora Inajara Machado Gonçalves avalia esse início de projeto como sendo significativo para os alunos, os quais se mostraram entusiasmados e confiantes, bem como a adesão das famílias, a qual superou as expectativas e fez com que o processo se tornasse menos desafiador.