Poemas contribuem no processo de leitura em Imbituva
Proposta no 5º ano A da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão foi de incentivar o gosto por ler após o foco em outras atividades nas férias escolares
Publicado: 13/03/2023, 15:30
A professora do 5º ano A da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão em Imbituva, Eliete Camargo Heirich, trabalhou com os alunos o gênero textual ‘poema’ na volta das aulas. Segundo a docente, o objetivo foi de recuperar o período de férias, onde o foco para outras atividades, com a leitura deixada um pouco de lado.
“A proposta aos alunos é para incentivá-los a tomar gosto pela leitura, e para que isso se torna um hábito, eles deveriam escrever ou pesquisar uma poesia, onde foi criado um varal de poesias no mural da escola para chamar a atenção dos demais alunos”, destaca Eliete.
A educadora cita que o dia 21 de março marca o ‘Dia Mundial da Poesia’, com esse gênero textual escolhido para trabalhar sua estrutura de texto, “visto que estes possuem uma sonoridade onde se destacam as rimas, também são textos menores e de fácil interpretação e compreensão”, conforme pontua a professora.
“O intuito das poesias também é trabalhar a fluência de leitura dos alunos do quinto ano, visto que esses tiveram lacunas no desenvolvimento, pois tiveram prejuízos com o período pandêmico. Então, foi feita roda de leitura, trocaram as poesias e fizeram a leitura individual para o restante dos colegas. E, para finalizar, posaram para registrar o momento”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão clicando aqui.