Alunos de Ortigueira estudam sobre as plantas medicinais
Trabalho no 5º ano da Escola Rui Barbosa contou com a produção de quadrinhas, leva de mudinhas à instituição e construção de horta vertical
Publicado: 02/11/2022, 10:22
O 5º ano da Escola Municipal Rui Barbosa, em Ortigueira, da professora Denize Siderovitz, desenvolveu um trabalho que englobou o conhecimento de plantas medicinais e produção de quadrinhas. Segundo a docente, visando o conhecimento da tradição cultural sobre o tema, foi desenvolvido o projeto ‘Folhas da Vida’, com os alunos conhecendo mais sobre estas plantas e sua utilização.
“Os alunos realizaram pesquisas com os familiares sobre quais plantas têm o costume de utilizar e quais os benefícios do uso das mesmas. Com o auxílio dos familiares, realizaram o plantio de uma mudinha para trazerem na escola. Após a pesquisa, foi realizada uma socialização em sala de aula, onde cada um apresentou aos colegas a muda que trouxe e falou sobre o uso medicinal da mesma”, relata a docente.
GALERIA DE FOTOS
Denize cita que, em um local ocioso no pátio da escola, houve a preparação e montagem de uma horta vertical com as plantas medicinais levadas pelos alunos. A educanda Elloá destaca que ‘foi muito bom participar de cada detalhe da preparação desse espaço’. E, para complementar os trabalhos, em consonância com a BNNC, foi retomado o estudo do gênero textual ‘quadrinha’.
“Posteriormente, os alunos transformaram os saberes adquiridos sobre as plantas medicinais em quadrinhas. As quadrinhas escritas por cada aluno deram origem ao livro ‘Folhas da Vida’, que teve exemplares impressos – um para cada aluno e um para a biblioteca da escola), e também disponibilizado de forma digital em arquivo PDF para toda comunidade escolar. O desenvolvimento das atividades foi muito prazeroso para os alunos, e levar o livro Quadrinhas escritas por eles mesmos foi encantador”, conclui a professora.