Literatura e leitura compõem proposta lúdica em Imbituva
Iniciativas com foco no aprendizado concreto ocorrem junto ao 4º ano da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão
Publicado: 29/10/2022, 15:45
O 4º ano da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, em Imbituva, pôde desenvolver uma atividade de leitura em sala de aula e na biblioteca por meio de um projeto de leitura. Segundo a professora Eliete Camargo Heirich, muitas lacunas na aprendizagem deste tópico foram encontradas devido ao período pandêmico, visto que os alunos estavam nos 2º e 3º anos, com atividades remotas e muitos sem as videoaulas online.
“O objetivo do projeto de leitura para os alunos é mediá-los através de leituras e incentivá-los a melhorarem sua interpretação textual, pois cada livro que emprestavam da biblioteca escolar teriam que contar o que entenderam, onde o fato aconteceu, fazerem leituras de imagem, podendo reescrever outras história conforme seu entendimento, observarem ilustrações de capa, editora, texto na contracapa, conhecer também sobre a autora, entre outros objetivos específicos”, aponta a docente.
GALERIA DE FOTOS
Alguns livros foram repetidos na leitura, visto que quando um colega contava sobre a obra, despertava curiosidades dos outros. “E, como vivemos na era tecnológica, onde os smartphones prendem mais atenção das crianças do que as literaturas, temos que usar da criatividade para despertar o interesse por leituras e formação de leitores. Então, sugeri que escolhessem um livro para que pudéssemos trabalhar em forma de representação, onde eles entravam nos personagens e também retratavam o cenário que a história aconteceu, de forma bem simples, como extrapolação para fixar a literatura vivenciada”, comenta Eliete.
Assim, relata a professora a turma escolheu o livro ‘Meu Pequeno Coração Partido’. Para comemorar o Dia Mundial do Livro, 29 de outubro, a turma fez leituras nas últimas semanas, lendo, ilustrando (semelhante a obra), resumo, representando e colocando a narrativa em prática, com entusiasmo e dedicação em tudo.
“Como material concreto fizeram cartazes com os textos que escreveram a partir da leitura, desenhos e colocaram no mural da escola para ilustrar o cenário. Fizeram flores, borboletas e contribuíram trazendo objetos de casa para encenar a narrativa. Foi registrado o momento da atuação de cada aluno e encerramos com uma canção que completava o tema”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão clicando aqui.