Projeto do Judiciário engaja classe de Reserva
Noções de justiça e cidadania, visitas e palestras, além de amplo estudo marcaram trabalho no 5º ano da Escola Evangelina Bittencourt dos Santos
Publicado: 29/10/2022, 07:37
O 5º ano A da Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos, sob coordenação da professora Elaine Cristina Taques de Oliveira, participou do projeto ‘Justiça e Cidadania também se aprende na Escola’, buscando levar noções básicas destes dois conceitos do Poder Judiciário aos educandos.
“O programa busca garantir a integração entre o Poder Judiciário e a sociedade. Além disso, também busca contribuir para a formação e para o despertar da cidadania entre as crianças, consideradas agentes multiplicadores do conhecimento. No primeiro momento, cada estudante recebeu cartilhas didáticas sobrea a justiça e questões que envolvem os direitos e os deveres dos cidadãos”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
No segundo momento, explica a docente, juízes, promotores e advogados foram à escola para promover palestras acerca do que era tratado na cartilha. Também, a turma teve a oportunidade de conhecer a sede do Tribunal de Justiça ou Fórum da Comarca, vivenciando na prática a experiência de estar em um local onde ocorrem as atividades do Judiciário.
“Num dado momento, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar um júri simulado nas dependências do Fórum, onde puseram em prática a execução de um júri e puderam vivenciar o trabalho desses profissionais no seu dia-a-dia. O projeto será encerrado com uma produção cultural dos alunos, os quais irão elaborar uma redação sobre os temas trabalhados”, conclui Elaine.
Acesse o blog escolar da Escola Evangelina Bittencourt clicando aqui.