Preservação da água é tema de ampla dinâmica em Carambeí
Trabalho no 4º ano C da Escola Professora Fátima Augusta Bosa, além de focar no uso racional do recursos, contou com foco em questões de sustentabilidade
Publicado: 28/10/2022, 13:41
O 4º ano C da Escola Municipal Professora Fátima Augusta Bosa, em Carambeí, sob coordenação da professora Maderli Aparecida Ferreira, desenvolveu uma atividade sobre o meio ambiente com foco na água. Segundo a docente, falando sobre a questão central na aula de Ciências e a responsabilidade de cada, utilizou-se a quarta videoaula da parceria entre Vamos Ler – Geração Digital e Unimed Ponta Grossa sobre a preservação ambiental.
“Surgiram várias ações depois de assistir ao vídeo, como uma mobilização em arrecadar materiais escolares que eram direcionados ao lixo comum, como lápis, lapiseiras, borrachas, canetinhas e apontadores. A escola toda se mobilizou com a campanha e enviamos o material via correio para a empresa TerraCycli e também arrecadamos esponjas de louças usadas e enviados a TerraCycli. Aqui, discutimos a importância da responsabilidade das empresas com a produção de lixo e de materiais retornáveis e recicláveis”, destaca a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Surgiu a dúvida na turma: de onde vem a água, visto que há apenas 1% deste recurso potável? Assim, relata Maderli, começou o estudo sobre seu ciclo, como o meio ambiente reaproveita naturalmente a água, com observação desse processo por um mês, com um processo mais lento por ser sem sol e diminuindo a evaporação – tudo com registro no caderno a cada movimento das gotas.
“Teve produção de cartazes sobre o ciclo da água e produção de texto, um país mais sustentável, ações dos parlamentares e criação de leis par ajudar com o meio ambiente. Foram feitas rodas de conversas sobre as leitas de Política Nacional do Meio Ambiental (Lei nº 6.938), Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605) e Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433)”, cita a professora.
Com a preocupação sobre a água, houve discussão sobre como a economizar: no banho, lavar calçadas e louças. Houve também o interesse acerca das questões de reciclagem e reaproveitamento, com pesquisa de empresas que tem projetos de reutilização de materiais. A docente cita que houve bate-papo sobre a coleta de óleo usado que ocorre na instituição de ensino por meio da empresa Vigor que utiliza esse resíduo para alimentos caninos.
“E, também, trocas simples, como uso de uma sacola de pano ao ir realizar as compras ou até mesmo a recusa de sacolas plásticas quando o item é pequeno. Assim, ficou plantada em cada criança o desejo de proteger o meio ambiente, mesmo com pequenas ações eles querem fazer parte do todo para que as futuras gerações possam desfrutar da água e de todos os recursos que o meio ambiente nos oferece”, conclui Maderli.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Fátima Augusta Bosa clicando aqui.